Bem vindo ao nosso Blog!

Durante mais de um ano, estivemos presente no seu dia a dia postando aqui as matérias do informativo impresso.

A partir de 2012, não seguiremos com o blog devido a mudanças na equipe e outros fatores.

Mas você ainda pode relembrar as excelentes matérias já publicadas aqui.

A equipe do Informativo agradece a você que tem nos acompanhado por aqui. Que Nossa Senhora de Fátima abençoe sempre seu caminho.


sábado, 19 de fevereiro de 2011

Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores

Matéria publicada na edição de fevereiro/2011

Nosso Seminário completou ano passado – 2010, cem anos de existência.
            Claro, não a atual construção, pois a casa que hoje temos é uma edificação um pouco mais recente. Além do mais, o que chamamos de Seminário Diocesano, na verdade, é um complexo de três casas, o que equivale a três níveis de formação daquele que deseja ser presbítero (padre) na Igreja.
            Vejamos.
            O Seminário foi uma criação de D. Almeida Ferrão. Inicialmente era para atender os adolescentes que terminavam o curso primário, o que equivale nos dias de hoje o ensino básico. Depois, na década de 60, foi criado a curso de Filosofia e de Teologia, em Três Corações, bairro da Cotia.
            Hoje, temos o Propedêutico, a Filosofia e a Teologia, respectivamente, nas cidades de Campanha e Pouso Alegre. Terminamos o ano com 36 seminaristas, ao todo.
            O Propedêutico é um ano em que o vocacionado faz sua primeira experiência de vida comunitária. Também recebe uma introdução da Língua Latina, um aprofundamento no conteúdo recebido no ensino médio (como Português, História, Conhecimentos Gerais) e Breve Introdução de Sagradas Escrituras.
            Já no Curso de Filosofia, que tem duração de três anos, o jovem realiza seu primeiro curso superior. Como todos sabem, Filosofia é o estudo do pensamento humano ao longo do tempo. Várias questões são levantadas, como quem é o homem? Como entender Deus em meio às dificuldades da vida? O sentido da morte, a possibilidade de se conhecer a verdade. Cada pergunta, uma disciplina. É um curso apaixonante. Abre uma incrível visão sobre a vida e a história. Um “banho” de humanidade.
            Por fim, chega o segundo curso superior, a Teologia. Quatro anos. Nessa etapa, o vocacionado terá uma visão mais completa e sistemática a respeito das Sagradas Escrituras, História da Igreja, Moral Cristã, sobre os Sacramentos e sobre o Direito Canônico.  Vários outros conteúdos são apresentados. Outra oportunidade ímpar na vida de uma pessoa.
            Em princípio, ambos os cursos (Filosofia e Teologia) estão abertos a todo o público. Homens e mulheres, jovens e adultos. Aliás, no Brasil em geral, cada vez mais os leigos estão procurando conhecer melhor sua fé e sua Igreja. Seria uma bênção se entre nós essa tendência também fosse contemplada.
            O que mais chama a atenção é que durante este período de formação – ao todo oito anos, o jovem não apenas estuda, mas é convidado a uma vida intensa de oração, de convivência com os colegas e demais presbíteros. Fazem estágio pastoral (aos fins de semana) e têm acompanhamento psicológico. Uma verdadeira “tempestade” de informação e formação. De convivência, desapego e caminhada. Tudo para que haja presbíteros capazes de se tornarem presenças proféticas e pastorais no meio do povo.
            Vivemos num mundo plural, onde o que não falta são os desafios. Assim, a melhor formação é capacitar o seminarista para o diálogo e o serviço. Estar aberto às novas situações, sabendo que não está sozinho. Faz parte da Igreja, a comunidade do povo de Deus.
            Contudo, o seminarista precisa ser como Jesus, homem do Espírito Santo. Deve buscar uma vida íntegra, cheia de benevolência e mansidão. Estamos todos a serviço do Reino. Ninguém é dono de uma verdade e nem trabalha isoladamente, o que seria além de contratestemunho, um empecilho para ação de Deus Livre e misericordioso.
             Pe. Rogério Ferreira da Silva – Campanha - MG 
fotos do site da Diocese da Campanha/MG.

Um comentário:

  1. Parabéns pela riquissima matéria do Pe. Rogério!
    Pedimos a Deus que continue iluminando sempre seu caminho.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós. Obrigado por comentar esta matéria.