Bem vindo ao nosso Blog!

Durante mais de um ano, estivemos presente no seu dia a dia postando aqui as matérias do informativo impresso.

A partir de 2012, não seguiremos com o blog devido a mudanças na equipe e outros fatores.

Mas você ainda pode relembrar as excelentes matérias já publicadas aqui.

A equipe do Informativo agradece a você que tem nos acompanhado por aqui. Que Nossa Senhora de Fátima abençoe sempre seu caminho.


sábado, 26 de fevereiro de 2011

Congregação dos Servitas

Matéria publicada na edição de fevereiro/2011

Neste mês aprofundaremos um pouco de nossa espiritualidade, conhecendo a Congregação dos Servitas. Aqui veremos os nobres sentimentos que os levaram a acreditar no amor de Deus e da Virgem Maria.
CONTEXTO HISTÓRICO
            Na Europa do século XIII as cidades cresceram, formando os burgos ou, na terminologia mais conhecida hoje, os subúrbios. Começara o êxodo rural.
            A organização territorial da Igreja nas cidades normalmente compreendia uma Igreja maior, central, que era rodeada de pequenas igrejas suburbanas. Neste contexto urbano surgiram grupos de leigos, que se organizaram como irmandades, com uma piedade desligada das ordens religiosas. Destas irmandades surgiriam mais tarde grupos com sentimentos anticlericais e grupos que levarão à reforma protestante. Tais grupos se dedicavam à oração, praticavam obras de caridade, faziam a leitura da Bíblia na língua vernácula e a interpretavam fora das orientações da Igreja.
            Mas surgiram várias confrarias de penitências, onde os leigos buscavam viver a plenitude do evangelho, em oposição à ganância, luxo, prazeres fúteis e o gosto pelo poder que imperava.
            Algumas ordens fundadas nesse século são bem conhecidas: em 1220 Francisco de Assis estabeleceu a Ordem dos Franciscanos; também em 1220 os Monges Dominicanos foram estabelecidos como uma ordem de ensino. Mas uma outra ordem, surgida em 1233, também estendeu suas raízes por quase todo o mundo: a "Ordem dos Servidores de Nossa Senhora", ou Servitas.
OS SANTOS
            Amidei, Ugoccioni, Sostegni, Buonagiunta, Monaldi, Maneto d'Antela e Aleixo Falconieri formavam um grupo de poetas da região umbrotoscana.
            No dia 15 de agosto de 1233 esses sete jovens estavam reunidos em orações. No momento em que cantavam "laudas" de poemas religiosos dedicados à Virgem Maria, pareceu-lhes que a imagem da Santa se mexera. Mais tarde, voltando para suas casas, quando atravessavam a ponte, Nossa Senhora lhes apareceu vestida de luto e chorando. E disse que a causa de sua tristeza era a guerra civil que ocorria em Florença, há dezoito anos.
            Os sete jovens resolveram fazer alguma coisa pela paz. O bispo de Florença, que nutria pelo grupo grande estima, soube do projeto que tinham de fundar uma comunidade religiosa de vida eremita. Resolveu ajudar, doando o seu terreno no monte Senário. Constituíram, então, a Companhia de Nossa Senhora das Dores. Eles, que eram nobres e ricos, se retiraram para a solidão do Monte, dedicando-se à penitência, a oração e à assistência, para "vivenciarem o compromisso cristão da pobreza, humildade e caridade".
            Resolveram se vestir de preto, em homenagem à Virgem de luto. Viviam reclusos, mas iam toda semana louvar a Maria, em uma pequena Capela que existia na estrada para Cafagio.
            O grupo às vezes pedia ajuda pelas ruas, para ajudar a pobres e doentes. Certo dia, quando distribuíam alimentos aos pobres, um menino passou e perguntou: "Vocês são os servidores de Maria?". Eles viram nessa pergunta outro sinal de Nossa Senhora. Fundaram uma ordem religiosa mariana, sob as Regras de Santo Agostinho, e colocaram nela o nome de "Servidores de Maria".
            Mais tarde, a Capelinha inicial usada pelos sete fundadores foi transformada em um santuário dedicado a Nossa Senhora das Dores. Com exceção de Aleixo, todos os outros fundadores foram ordenados padres. Aleixo se considerou indigno para receber o Sacramento da Ordem.
            A atuação da Ordem dos Servitas produziu frutos em muitos países, inclusive no Brasil, principalmente em São Paulo, Santa Catarina e Acre, onde foram construídos vários conventos. Ainda há uma missão dela em Rio Branco, no Acre. Os "Sete Fundadores" foram canonizados pelo papa Leão XIII, em 1888 e são celebrados juntos no dia 17 de fevereiro, dia da morte do último fundador: Aleixo Falconieri.

ILUMINAÇÃO BÍBLICA EM NOSSA VIDA
            Como em Marcos 10, 42-45, os Servitas assumiram esse propósito do servir, sem nada esperar em troca. De que adianta ganhar o mundo e perder a vida? Os sete santos conseguiram chegar aos verdadeiros valores, aqueles pelos quais se pode dar até a própria vida em troca deles. Hoje a ordem está presente em 70 países com 1050 Frades no mundo. Peçamos a Deus as graças e os dons necessários para uma verdadeira vida de serviço. Que Deus nos ajude a amar do jeito que Jesus amou, para termos um coração manso, humilde e misericordioso! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Obrigado por comentar esta matéria.