Bem vindo ao nosso Blog!

Durante mais de um ano, estivemos presente no seu dia a dia postando aqui as matérias do informativo impresso.

A partir de 2012, não seguiremos com o blog devido a mudanças na equipe e outros fatores.

Mas você ainda pode relembrar as excelentes matérias já publicadas aqui.

A equipe do Informativo agradece a você que tem nos acompanhado por aqui. Que Nossa Senhora de Fátima abençoe sempre seu caminho.


SAÚDE ALTERNATIVA

Matéria publicada na edição de março/2011.


Comida x Emoções. Você tem fome de que?

            A sociedade atual está nos transformando em máquinas de competitividades. Não somos mais seres, quem dirá, humanos. Somos sim, consumidores, e como a própria palavra diz estamos realmente levando ao pé da letra e nos consumindo.
            Ser feliz? Muitos se perguntam: O que é isso mesmo?  Quando foi a última vez que senti plenamente esta emoção?
            Precisamos ser os mais bem sucedidos profissionalmente, esteticamente e financeiramente porque para poder consumir tudo o que nos torna “melhores” e mais “bonitos” é preciso muito dimdim. Queremos roupas, jóias, cabelos das atrizes de novelas, fazer lipo, turbinar os seios e de quebra somos convencidos também a comer tudo o que tiver apelo marketeiro. Somos eternamente insatisfeitos com nosso corpo e confundimos estética com qualidade de vida e saúde.
            Estamos sempre correndo atrás de algo, como se sempre faltasse alguma coisa, e nos sentimos vazios. Todas estas coisas geram muito estresse e um sofrimento emocional muito grande. E, adivinha como preenchemos o vazio? É, infelizmente é com a comida.
            O grupo musical “Titans” é muito feliz na letra da sua música “Comida”, quando nos questionam: “Você tem fome de que”? E nos fazem um alerta sobre o fato de que nossas necessidades emocionais também precisam ser saciadas. Veja este pequeno trecho:
“A gente não quer só comer, a gente quer prazer prá aliviar a dor…”.
            Partindo do princípio que fome é uma necessidade orgânica e fisiológica e que comida é a energia que precisamos para manter nosso corpo vivo e funcionando, responda você mesmo: Toda vez que você ataca a geladeira ou se alimenta, está realmente com fome?
            Veja bem, quando um animal sente sede ele busca água, quando sente fome caça seu alimento e come até sentir-se saciado. Nós seres humanos, somos privilegiados, somos inteligentes, temos consciência de nossos atos e também somos dotados de livre arbítrio e poder de escolha. Então, temos tudo para fazer boas escolhas. Porém, somos levamos por nossos desejos e emoções não resolvidas.
            Aqui vão algumas técnicas básicas para podermos nos livrar desta armadilha:
- Coma a cada três horas, assim não terá fome exagerada.
- Toda vez que sentir o impulso de comer fora de hora, pergunte-se: Estou com fome ou com vontade de comer? Estou com fome de que? O que me incomoda neste momento? Traga para o consciente a situação e tente resolver.
- E se ainda assim for difícil resistir, tenha sempre a mão alimentos pouco calóricos para dar trabalho para os dentes, uma dica legal é uma maçã picadinha, pepino; e coma devagar! Isso reduzirá a ansiedade pela mastigação.
- Faça uma atividade física para canalizar o estresse (caminhada, musculação, ioga, dançar, etc).
- Alimente também seu espírito, tire um tempo para olhar para dentro de si, para meditar, rezar ou até mesmo contemplar a natureza.
- Seja persistente, estes episódios não duram muito tempo, em média 10 minutos.
            Urgentemente precisamos aprender a lidar com as nossas emoções, pois é muito comum nos alimentarmos compulsivamente, mais por ansiedade do que por fome.  Esperamos que o alimento nos traga novamente uma sensação de bem estar e caímos num ciclo vicioso. E depois o que nos resta é aquela sensação de estufamento, de culpa e enorme ressaca moral.
            Lembre-se, emoção resolvida não vira comida!

Matéria publicada na edição de fevereiro/2011.
Cuidados com a HIPERTENSÃO
Quando pensamos em hipertensão arterial não podemos esquecer de sua relação com o excesso de sal. Muitas vezes, quando o médico aconselha tirar o sal da comida, pensamos apenas no sal da preparação dos alimentos. Mas será que é somente aí que encontramos o sódio? Não podemos esquecer que a substância do sal, o sódio, nem sempre tem o gosto salgado. É só pensarmos no catchup, na mostarda e no refrigerante.

            Quando vamos ao supermercado estamos rodeados de produtos riquíssimos em sódio. O tempero pronto industrializado, que dá aquele sabor diferenciado ao alimento, é um ótimo exemplo disso. Os produtos congelados, que são tão práticos e se encaixam perfeitamente à nossa rotina do dia a dia, como a lasanha, a pizza, entre outros, possuem uma quantidade excessiva de sódio. Quem nunca ficou deslumbrado na seção dos frios? São tantas as opções. Mortadella, presunto, peito de perú, mussarela, queijo prato. Todos são ricos em sódio. A salsicha, lingüiça, nuggets, empanados, hambúrguer, conservas, molhos prontos, bacalhau não podiam ser diferentes, ou seja, todos são ricos em sódio.

Mas será que sobra algo para comermos?

Sobra sim!
Para temperar basta utilizar temperos naturais. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles?
ALHO – ajuda a melhorar sistema imunológico, reduz colesterol ruim, aumenta o colesterol bom e previne câncer.
CEBOLA – assim como o alho, auxilia na redução do colesterol ruim e aumenta o colesterol bom. Também ajuda na redução da pressão arterial e colabora para evitar o entupimento das artérias.
GENGIBRE – é analgésico, anti-inflamatório, vermífugo e ajuda na digestão. Além disso, reduz o desejo de fumar.
SALSA – Tem ação diurética, digestiva e anti-séptica. Ajuda nas infecções do aparelho urinário.
ALECRIM – é digestivo e diurético.
CEBOLINHA – contém vitamina A (bom para olhos e pele),  C (ajuda na resistência contra gripes e resfriados) e ferro.
HORTELÃ – o chá de hortelã, feito das folhas, é diurético, digestivo e melhora a dor de estômago. Nas folhas há presença de vitaminas A, C e do complexo B, além dos minerais cálcio, fósforo, ferro e potássio.
ORÉGANO – ajuda na azia, enjôos e flatulência.
MANJERICÃO – Possui ação diurética.
            Portanto, a comida do hipertenso somente será “sem sabor” se não soubermos aproveitar esses temperos deliciosos e maravilhosos para a saúde.
            Em relação aos frios, é melhor evitar. Sobre o hambúrguer e a almôndega é fácil de resolver o problema. É só prepará-los em casa. Compre carne moída (coxão mole, duro, palheta, patinho), que são carnes mais magras, tempere utilizando os temperos naturais e asse no forno.
            Agora vamos conhecer os tipos de sais que mais encontramos nos supermercados e entender qual é a melhor escolha para você que tem a pressão arterial alta.
Sal marinho: É um sal natural, encontrado nas rochas. Contém cloreto de sódio, iodo, cálcio, magnésio, entre outros minerais.
Sal refinado: É o mesmo do marinho, mas passa pelo processo de refinação onde é moído e adiciona-se iodo para evitar-se o bócio.
Sal light: seu teor de sódio é reduzido. Possue 50 % de sódio e 50% de cloreto de potássio. O nosso corpo retém o cloreto de potássio menos tempo no nosso organismo, o que colabora a não ter aumento da pressão.
            Uma dica super importante é retirar o saleiro da mesa. Nem na salada devemos adicioná-lo.
            Quem costuma utilizar adoçante deve ficar atento à substância do adoçante que está consumindo. É necessário evitar sacarina sódica e o ciclamato de sódio.
            Segundo o III Consenso Brasileiro de Hipertensão Arterial, a recomendação de sal diário para o hipertenso é de 6 gramas por dia, ou seja, 1 colher de chá de sal contando todas as preparações do dia.
Mas lembrem-se!!! Não é só controlando o sal que o tratamento nutricional estará sendo feito adequadamente. Você não pode esquecer de ter uma alimentação saudável. Comer de 3 a 5 porções de frutas por dia, vegetais crús e cozidos no almoço e jantar, preferir alimentos integrais e evitar frituras e excesso de óleo nas preparações dos alimentos. O excesso de gordura aumenta o risco de ter infarto. A pressão alta também. Por isso, não devemos abusar nas gorduras. Não podemos esquecer que nós não devemos utilizar, tanto o azeite quanto o óleo, durante o cozimento dos alimentos. Ambos tornam-se ruins para a saúde. Devemos adicioná-los após o preparo dos alimentos.
            A bebida alcóolica é um outro vilão no tratamento do hipertenso. Não existe nenhuma dúvida. O consumo da bebida alcóolica está diretamente propocional ao aumento da pressão arterial.
Agora está em suas mãos. O que você escolherá para colocar no seu prato?

Importante: Tais informações não deverão, de forma alguma, ser utilizadas como substituto para o diagnóstico nutricional ou tratamento de qualquer doença sem antes consultar um profissional de saúde.



Matéria publicada na edição de janeiro/2011.
A Importância dos alimentos naturais e integrais - A vitamina C
Com o uso correto, a vitamina C melhora o rendimento físico do corpo e protege contra doenças. Por anos a vitamina C esteve ligada à prevenção de resfriados. Agora outro grupo de pessoas aposta no ácido ascórbico, seu nome científico, como coadjuvante nas práticas esportivas. É que a vitamina, além de outras funções, ajuda a manter o sistema imunológico atuante. "Ela também auxilia na saúde de tendões, ligamentos e juntas, reduzindo uma possível inflamação", explica Fernanda Patara, nutricionista.
Assim como o estresse causado por uma gripe ou resfriado dilapida o sistema imunológico, atividades físicas intensas também podem causar uma diminuição das defesas naturais do nosso organismo. Malhadores e esportistas têm uma redução de dores após os treinos com o uso da vitamina C. "Ela também desintoxica o corpo e ajuda a reduzir os efeitos colaterais de algumas drogas e dos poluentes do nosso dia-a-dia", revela Fernanda. Até mesmo para a beleza a vitamina C traz benefícios. Ela é responsável pelas ligações químicas que dão ao colágeno maior rigidez. O colágeno é a principal proteína estrutural do nosso corpo e sua presença deixa a pele mais firme e sedosa.
            Se com o uso da vitamina C o corpo reage de forma satisfatória à atividade física intensa, a falta dessa importante substância traz riscos à saúde. Este é o caso do escorbuto, doença que se caracteriza por sangramentos gengivais, inchaços, dores nas articulações, feridas que não se cicatrizam e abalamento dos dentes. Para se evitar esse mal grave é preciso buscar na alimentação frutas e verduras frescas que possuem boas quantidades de vitamina C. Quem se esquece de frutas e verduras frescas e do uso de suplementação vitamínica corre sérios riscos de desenvolver a doença. "Acerola, laranja, limão, goiaba, mamão e muitas outras frutas e vegetais são boas fontes de vitamina C e devem ser consumidos regularmente", ensina. 
Ainda, é preciso consumir frutas ou os sucos destas rapidamente. "A vitamina C é muito instável e reage com o oxigênio e até mesmo com a água, o que acarreta sua destruição. Alguns estudos apontam que ela desaparece completamente em uma hora de exposição", afirma. "Consumindo rapidamente temos a certeza de que o teor da vitamina está garantido", finaliza.
Vitaminas e suas fontes...
Abacate: considerado uma rica fonte de folato, vitamina A e potássio, Seu único inconveniente é o alto teor calórico - 110g contém cerca de 200 calorias.
Abacaxi: rica fonte de vitamina C, com quantidades úteis de vitamina B6, folato, tiamina, ferro e magnésio. Possui uma enzima chamada bromelina em seu suco, que pode causar dermatite em pessoas sensíveis.
Abobrinha: composta de aproximadamente 94% de água. É um dos vegetais com menores taxas calóricas. É, ainda, uma boa fonte de vitaminas A, C e folato.
Alcachofra: boa fonte de folato, vitamina C e potássio. Tem poucas calorias e é rica em fibras. Deve ser consumida com cuidado por pessoas sensíveis, pois pode causar reações alérgicas. 
Alface: contém muitas fibras e poucas calorias, além de muitos outros nutrientes que variam de acordo com a variedade. Deve-se ter atenção, entretanto, para não consumi-la em saladas com grande quantidade de molhos cremosos e gordurosos.
Alho: é um alimento altamente benéfico, pois diminui a hipertensão e os níveis de colesterol do sangue. Tem propriedades antiviróticas e bactericidas, previnem ou combatem infecções. É eficiente na proteção contra alguns tipos de câncer e na congestão nasal. Pode, entretanto, causar indigestão, especialmente se comido cru, e o contato direto irrita a pele e as mucosas.
 Ameixa: uma boa fonte de vitamina C, assim como o potássio, riboflavina e outras vitaminas do complexo B. Algumas pessoas sensíveis, entretanto, podem ter reações alérgicas após a ingestão dessa fruta.
Banana: saudável, nutritiva e saborosa. É um dos melhores lanches naturais. Boa fonte de potássio, mineral que contribui para a função muscular adequada. As bananas são também fonte razoável de vitaminas B6, C e folato.



Matéria publicada na edição de dezembro/2010.
A Importância dos alimentos naturais e integrais
A alimentação da maioria das pessoas atualmente está baseada no consumo de produtos refinados e industrializados. Alimentação desequilibrada e estilos de vida inadequados favorecem o ganho de peso, o aumento da gordura corporal, alterações bioquímicas e o aparecimento de doenças como diabetes, pressão alta, aumento do mau colesterol, triglicerideos, doenças cardiovasculares, maior risco de infarto, problemas gástricos e intestinais. A aquisição de hábitos de vida saudáveis e a realização de uma alimentação equilibrada favorecem a redução e/ou a manutenção do peso corporal, assim como a prevenção dos mais variados tipos de doenças promovendo melhor qualidade de vida ao individuo. Além dos alimentos do dia-a-dia, alguns ainda são muito importantes para a prevenção de doenças e promoção da saúde. Vejamos alguns deles:
- Linhaça: alimento funcional que, além de nutrir o organismo, apresenta benefícios à saúde como melhora do funcionamento intestinal, auxilia o processo de emagrecimento e ajuda a reduzir o nível do mau colesterol, atuando assim na prevenção de doenças cardiovasculares. Para as mulheres, a linhaça também ajuda a minimizar a TPM e auxilia os sintomas da menopausa. Alguns tipos de câncer como os de mama, endométrio, próstata e cólon também podem ser prevenidos devido ao consumo de linhaça. Suas sementes constituem rica fonte de ácidos graxos ômega 3, 6 e fito estrógenos.
- Semente de Girassol: rica fonte em vitaminas E, D e complexo B. Possui gordura monoinsaturada, um nutriente que previne as doenças cardiovasculares. Constitui boa fonte de magnésio, o mineral que ajuda na formação dos ossos e combate a osteoporose.
- Semente de abóbora: possui muita fibra e funciona contra a prisão de ventre. Por ser boa fonte de vitamina A e Betacaroteno torna-se ótima para os olhos e para a pele. Constitui também boa fonte de potássio, sal mineral que auxilia o controle da pressão arterial.
- Gérmen de trigo: muito rico em vitaminas B1, B2, B6, E, niacina e ácido fólico. Por ser rico em fibras, auxilia o funcionamento intestinal.
- Aveia: cereal com destaque especial devido às inúmeras funções que apresenta para o organismo. É um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas, carboidratos e fibras. Atualmente, está em evidência pelo poder benéfico da sua fibra solúvel, que está relacionada a um bom funcionamento intestinal, à diminuição na absorção de colesterol total e LDL-colesterol e manutenção de seus níveis adequados.
- Soja: rica em proteína, ferro, fibras e vitaminas do complexo B. É isenta de colesterol e gorduras saturadas. Fonte rica de isoflavonas (fitoestrogenos) que diminuem o risco de doenças coronarianas, câncer de mama e os sintomas da menopausa.
- Frutas oleaginosas: são as castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, entre outras. Apesar de conterem mais calorias, são carregadas de nutrientes que trazem vários benefícios à saúde, como as gorduras monoinsaturada e poliinsaturada, proteínas vitaminas e minerais. As nozes são ótima fonte de vitamina E, potássio e proteína vegetal. A Castanha-do-Pará fornece o mineral selênio, que é antioxidante, magnésio e ácido graxo ômega 3. Avelãs e amêndoas também são ricas em potássio e vitamina E. Além disso, avelãs contêm boas quantidades de cálcio.
Além destes, esta coluna visa, de um modo geral, fazer uma reflexão sobre a boa alimentação, seus benefícios e cuidados a serem tomados.
Lembre-se, ela não substitui e nem pode substituir nenhum receituário. Em caso de dúvidas, seu médico é a pessoa mais indicada para lhe ajudar.