Bem vindo ao nosso Blog!

Durante mais de um ano, estivemos presente no seu dia a dia postando aqui as matérias do informativo impresso.

A partir de 2012, não seguiremos com o blog devido a mudanças na equipe e outros fatores.

Mas você ainda pode relembrar as excelentes matérias já publicadas aqui.

A equipe do Informativo agradece a você que tem nos acompanhado por aqui. Que Nossa Senhora de Fátima abençoe sempre seu caminho.


domingo, 27 de novembro de 2011

Irmãs Beneditinas

Matéria publicada na ESPIRITUALIDADE da edição de novembro/2011.


História

 “Há 160 anos (1849-2009), nascia a Congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência, na pequena cidade de Voghera,  Província de Pavia, Itália.”
“Ide, minhas filhas! Deus quer algo de vós! Ide e a Providência Divina não vos faltará!” É o envio que a Divina Providência fez às  Fundadoras e Servas de Deus Maria e Giustina Schiapparoli, através da sua guia espiritual Santa Benedetta Cambiagio.
            Confiantes nesta mesma Divina Providência, elas lançaram a semente da Congregação, em 1849, numa cidade em que as meninas, ameaçadas de prostituição, jogadas à própria sorte, marginalizadas, esmoleiras, eram numerosas. Começaram a dedicar-se, com carinho de mãe e mestra, a estas meninas, estendendo, mais tarde, o seu amor e dedicação ao velhinhos e doentes, através de suas seguidoras.
Em 1936, a semente, lançada em Voghera, já é uma grande árvore que cobre, com sua volumosa sombra, algumas outras cidades italianas. Assim, a Superiora geral Madre Elena Arbasino sente que é chegado o momento de lançar estas mesmas sementes em terras brasileiras e o faz através das sete primeiras Missionárias que aceitam o desafio de deixar sua Pátria e suas seguranças para partir rumo ao desconhecido, a fim de continuar, no Brasil, a mesma missão de Maria e Giustina Schiapparoli, acolhendo, com carinho de mãe e mestra, numa total confiança no Senhor Pai Providente, tantas meninas marginalizadas, prostituídas e esmoleiras.

Carisma
            Confiante abandono na Divina Providência num amoroso acolhimento e dedicação para com a juventude e a infância, especialmente pobre, abandonada ou colocada em condições perigosas segundo as exigências dos tempos e dos lugares.

Lema
            “A irmã busca, na oração, as luzes e as graças que tornam eficaz o seu contato com os irmãos. Com o trabalho assíduo, testemunha sua pobreza e colabora com a providência de Deus. Realiza assim o seu lema: ORA ET LABORA.”

Espiritualidade
            As Fundadoras legaram um patrimônio espiritual de inigualável valor, edificado profeticamente sobre a experiência laboriosa e fecunda do acolher, assistir e educar a infância e a juventude pobres e abandonadas. Sobre esse alicerce, se fundamenta toda a Espiritualidade das Irmãs Beneditinas, que mais do que uma inspiração, é uma atitude de vida que exige coerência e que se transforma em profecia.

Etapas da Formação
As etapas de formação devem acompanhar a pessoa em sua progressiva resposta a ação de Deus. A jovem, de fato não é chamada a “conformar-se” com as estruturas e decisões impostas pelos outros, mas é chamada a “integrar-se” até chegar a viver e agir responsavelmente, respondendo a Deus na liberdade e espontaneidade do amor.  Desta forma, as etapas de formação são: Aspirantado, Postulado, Noviciado, Juniorato e Formação Permanente.

Família Espiritual
A esta “Família espiritual” pertencem os membros da Congregação religiosa das Irmãs Beneditinas da Divina Providência. Os Leigos constituem o Movimento Laical, o qual articula-se em diversos níveis, dos mais simples e menos exigentes, aos mais compromissados e estruturados, como os Oblatos.

Modalidades de pertença
Amigos, Colaboradores, Benfeitores
São todas as pessoas que conhecem e acompanham, com simpatia, as atividades apostólicas desenvolvidas pelas Irmãs Beneditinas da Divina Providência ou que nelas trabalham.
Oblatos
São Leigos aos quais o Senhor dá a vocação de aprofundar, assumir e participar mais intensamente da espiritualidade, do carisma e da missão da Congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência.
A vida das Irmãs Beneditinas da Divina Providência é simples, como também é simples a sua história.
Aprendamos, pois, a simplicidade que acolhe e transforma em ação a oração cotidiana. Ver Jesus nos pequenos e marginalizados e amá-lo em cada irmão seja ele quem for.
Em Varginha, as Irmãs Beneditina podem ser encontradas no endereço abaixo:
Centro de Formação Casa Irmãs Schiapparoli
Rua Edith R. Foster, 218 - Vila Ipiranga
Cep:37004-130, Varginha – MG
Fone: (0xx35) 3222-6463 - e-mail: postuladovga@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Obrigado por comentar esta matéria.