Bem vindo ao nosso Blog!

Durante mais de um ano, estivemos presente no seu dia a dia postando aqui as matérias do informativo impresso.

A partir de 2012, não seguiremos com o blog devido a mudanças na equipe e outros fatores.

Mas você ainda pode relembrar as excelentes matérias já publicadas aqui.

A equipe do Informativo agradece a você que tem nos acompanhado por aqui. Que Nossa Senhora de Fátima abençoe sempre seu caminho.


sábado, 19 de novembro de 2011

Festa de Cristo Rei

Matéria publicada no ESPAÇO CATEQUÉTICO da edição de novembro/2011.

   Jesus Cristo é o nosso Rei!
   Jesus Cristo, a esperança da humanidade!
   Comemoramos a festa de um Rei. Não um rei suntuoso, cheio de riquezas e soberba, mas um Rei que nos mostra a simplicidade, a caridade, a humanidade e o poder do amor.
É nesta festa que este Rei nos dá a oportunidade de remodelarmos a nossa vida, de aprofundarmos a nossa fé e a nossa vivência Cristã. A festa de Cristo Rei é a coroação de toda a liturgia Eclesiástica, porque na figura de Cristo Rei está toda a obra de nossa salvação. Jesus Cristo veio para transformar os corações mais endurecidos. Também encerramos o Ano Litúrgico e começamos o Advento, momento este que a Igreja nos convida a uma interiorização, concentrando nossa mente e nosso coração na fundamentação da nossa fé.
   A solenidade de Cristo Rei nos leva a refletir sobre como manifestar ao mundo esta realeza. Isto se evidencia, repetindo os gestos de Jesus: o Espírito de doação total, acolhimento do próximo, seja ele quer for. Para fazer parte deste Reino basta seguir os mandamentos de Deus, abrir o coração ao Espírito Santo, que nos dá graças necessárias para obtermos santidade, colaborarmos para transformar o mundo pelo amor.

Como é o reinado de Jesus Cristo?
   É o anunciador da verdade e essa verdade é a luz que ilumina o caminho que Ele traçou para nos conduzir. Mostrar Cristo como Rei bondoso e singelo. É o grande pastor que guia sua Igreja peregrina para o reino celestial. É do encontro com Jesus Cristo que deverá surgir o entusiasmo em cada batizado para uma conversão pessoal e uma renovada ação missionária. A igreja existe para evangelizar e promover o reino de deus.

Onde Jesus reina?
   Jesus reina onde a vida das pessoas é vivida de acordo com seus ensinamentos e onde as pessoas “organizam, orientam, dão a direção correta” a todas as coisas; na família, no trabalho, na profissão, na comunidade e na sociedade.

Quando podemos dizer que Jesus é nosso Rei e que reina em nossa vida?
   Quando cremos em Jesus vivo, quando vivemos de acordo com seus ensinamentos e conselhos em todos os âmbitos de nossa vida. É saber orientar, pensar, falar, julgar, agir e trabalhar como Jesus nos ensinou. O Reino de Deus começa nos corações das pessoas. Na verdade, o Reino de Deus inicia no Batismo quando, pela efusão do Espírito Santo, a Santíssima Trindade vem ali morar.

Quando Jesus é Rei e reina em uma família?
   Quando a família crê em Jesus e vive conforme sua mensagem. Quando os esposos se amam, são fiéis, sabem perdoar, procuram educar seus filhos nos caminhos do bem. Quando os filhos amam seus pais, seus irmãos, são obedientes, colaboram e respeitam os mesmos, procuram amizades boas e sinceras. Quando a família cultiva os valores cristãos, nos estudos, na profissão, na comunidade, com os empregados, etc...

Quando Jesus é Rei e reina na sociedade?
   Poderíamos perguntar: quando Jesus é Rei e seu reino está numa loja?...Numa fábrica?...Num clube social?... Numa câmara de vereadores, de deputados, senadores?... Num tribunal de Justiça?
   O Reino de Deus está, onde Jesus é conhecido, acreditado, obedecido e seguido. O Reino de Deus está onde a vida das pessoas são respeitadas, onde a vida das pessoas são valorizadas. O Reino de Deus existe onde há justiça, honestidade, solidariedade, com projetos direcionados para o bem estar e vida digna para as pessoas. O Reino de Deus existe onde não há guerras, violência doméstica, hostilidades, drogas , atentados contra crianças e idosos.
   Jesus Cristo é o verdadeiro Rei! Mas um Rei justo, verdadeiro e fraternal. Jesus é o Rei do perdão, de reconciliação, da inclusão dos menos favorecidos.
   Quem vive o Reino de Deus, viverá eternamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Obrigado por comentar esta matéria.