Bem vindo ao nosso Blog!

Durante mais de um ano, estivemos presente no seu dia a dia postando aqui as matérias do informativo impresso.

A partir de 2012, não seguiremos com o blog devido a mudanças na equipe e outros fatores.

Mas você ainda pode relembrar as excelentes matérias já publicadas aqui.

A equipe do Informativo agradece a você que tem nos acompanhado por aqui. Que Nossa Senhora de Fátima abençoe sempre seu caminho.


sábado, 13 de agosto de 2011

São Pedro Julião Eymard e a Congregação do Santíssimo Sacramento

Matéria publicada no espaço Espiritualidade do mês de agosto/2011.


Neste mês dedicado às vocações, trataremos sobre a vida e a vocação de um santo bastante conhecido de nossa Paróquia, São Pedro Julião Eymard e a Congregação do Santíssimo Sacramento, que nos presenteou com a Novena do Santíssimo Sacramento, que todos os meses é realizada em nossa Paróquia.
            Ele nasceu em 04 de fevereiro de 1811, em Lê Mure. Filho de Julião Eymard e Maria Madalena Perlose. Desde criança aprendeu no colo da mãe a freqüentar a igreja, a participar das missas e visitas diárias ao Santíssimo Sacramento. Com apenas cinco anos, conta-nos sua irmã, que Julião havia desaparecido de casa. Depois de tê-lo procurado em vão por toda parte, teve a inspiração de ir até a igreja, encontrou-o lá, sentado atrás do altar, encostado no sacrário. Ao vê-lo, pergunta-lhe: O que faz aqui? – Ao que ele lhe responde: Minha oração. E a irmã retruca: Mas, por que aí? E ele: Porque aqui estou perto de Jesus, e o ouço melhor.
            Foi com muita dificuldade que Pedro Julião obteve licença do pai para entrar no seminário e, depois de muitos percalços, ser ordenado sacerdote. O caminho da Divina Providência, que dele queria fazer o apóstolo da devoção Eucarística, passou por vários meandros. Sentia em si vocação religiosa, e acabou entrando para a Congregação dos Oblatos de Maria Imaculada.

Define-se a vocação de um grande fundador
            Em sua primeira viagem a Paris, o Pe. Eymard tomou contato com a Adoração Perpétua e conheceu um judeu convertido, Ermano Cohen, que iniciara a adoração noturna dos homens. Nos meios eucarísticos, conheceu também um capitão de fragata, Conde Raimundo de Cuers, que depois seria seu auxiliar na nova congregação dos Sacramentinos.
            Um dia o Pe. Eymard orava na basílica de Fourvière, diante do altar de Nossa Senhora. Assim descreve a inspiração que lhe veio ao espírito nessa ocasião: “Estava rezando, quando se apoderou de mim um pensamento tão forte, que me absorveu a ponto de perder completamente todo outro sentimento: para glorificar seu Mistério de Amor, Jesus, no Santíssimo Sacramento, não tinha um corpo religioso que fizesse disso sua finalidade e a isso dedicasse todos os seus cuidados. Era necessário que houvesse um”. E quem tinha a graça para fazê-lo era ele próprio.
            Quanto lhe custou para levar essa obra avante! Religioso, com os três votos, não era livre para dedicar-se inteiramente à obra que a Providência lhe pedia.
            Pe. Eymard consultou o próprio Papa Pio IX sobre a possível futura congregação. Respondeu o imortal Pontífice: “A obra vem de Deus, estamos convencidos. A Igreja necessita disto: que se sigam todos os caminhos para tornar conhecida a divina Eucaristia”.
            Finalmente o Pe. Eymard conseguiu dispensa dos votos. Com o Conde de Cuers, a essa altura ordenado sacerdote, deu início à Congregação do Santíssimo Sacramento. Ao arcebispo de Paris, que daria autorização para a nova congregação, explicou que “a nossa não é uma congregação puramente contemplativa. Nós fazemos a adoração, é certo. Mas queremos também levar outros a serem adoradores, e devemos nos ocupar das Primeiras Comunhões tardias. Enfim, queremos pôr fogo nos quatro cantos de Paris, que tanto necessita”. Entretanto, a vocação do verdadeiro adorador do Santíssimo Sacramento era, segundo ele mesmo, mais ampla: “Adorar perpetuamente Nosso Senhor no trono da graça e de amor, agradecer-lhe pelo inefável benefício da Eucaristia, tornar-se uma mesma vítima com Jesus Hóstia para reparação de tantos pecados que cobrem a Terra, exercer aos pés da Eucaristia uma missão perene de ação de graças e impetração pela Igreja, pela paz entre os príncipes cristãos, pela conversão dos pecadores, dos hereges, dos infiéis, dos judeus; eis o elemento perene da vida do religioso do Santíssimo Sacramento”.
            Assim, no dia 22 de maio de 1856, dia de Corpus Christi — há 150 anos —, foi inaugurado o primeiro “cenáculo”, nome típico que o santo daria a todas as casas do Instituto. Fundou também a congregação das Servas do Santíssimo Sacramento, para a adoração perpétua.
            São Pedro Julião Eymard faleceu no dia 1º de agosto de 1868, aos 57 anos de idade.
Venha você também adorar Jesus. Confira nossa agenda e participe conosco da Novena do Santíssimo Sacramento. A exemplo de São Pedro Julião, façamos Jesus amado e adorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Obrigado por comentar esta matéria.