Bem vindo ao nosso Blog!

Durante mais de um ano, estivemos presente no seu dia a dia postando aqui as matérias do informativo impresso.

A partir de 2012, não seguiremos com o blog devido a mudanças na equipe e outros fatores.

Mas você ainda pode relembrar as excelentes matérias já publicadas aqui.

A equipe do Informativo agradece a você que tem nos acompanhado por aqui. Que Nossa Senhora de Fátima abençoe sempre seu caminho.


sábado, 6 de agosto de 2011

Agosto, mês das vocações

Matéria publicada no Espaço Pastoral da edição de agosto/2011.



O mês de agosto é dedicado às vocações. A Igreja do
Brasil convida, todos os anos, um mês especial para intensificar a oração e as ações em prol das vocações.
Vocação sempre indica um chamado e, quem chama, sempre deseja alguma resposta da pessoa a quem chama. Deus não age de forma diferente. Só que, ao chamar, Deus, antes de pedir, Ele dá. Deus chamando o homem lhe dá a vida, a existência, e com a vida, dá-lhe também a liberdade.
            Depois de ter chamado o homem para a vida, Deus torna a chamá-lo, porque há muitas coisas que Deus deseja fazer no mundo através do homem. Deus não quer mais agir sozinho. Por isso, quando Deus chama, ele leva em conta toda a sua pessoa, a começar pelo nome, passando pela sua família e pela sua história. Nada fica de lado em sua vida. Ele mesmo o capacita para o qual o está chamando. Por isso, não precisamos ter medo porque a iniciativa é toda do Senhor.
            A resposta do homem deve ser constantemente reassumida. É no dia-a-dia que se deve ir fazendo o caminho e assumindo os riscos do nosso SIM.
            Vocação é a descoberta do próprio ser pessoal. Todo homem é chamado a aperfeiçoar a bondade que existe, em germe, em seu interior, a descobrir a sua vocação, a construir um mundo fraterno onde haja sol para todos, vida para todos.
            A vida não é feita só de momentos claros nos quais se percebe perfeitamente a vontade de Deus. Muitas vezes é necessário seguir por caminhos escuros e até incomuns. Muitos devem lutar duramente para seguir sua vocação. "A Palavra de Deus não dispensa ninguém de pensar, de tatear, de buscar, de tomar decisões".
            Vocação é convite pessoal que Deus dirige a cada um. Cada ser humano tem algo de pessoal, e uma maneira pessoal de realizá-lo. Ao descobrir sua vocação o homem está descobrindo a si mesmo. Daí a necessidade de permanecer atento a tudo, para perceber sua própria vocação.
Seguir uma vocação é buscar incansavelmente uma resposta aos próprios anseios.
Todo homem é chamado a decidir-se, a assumir os valores descobertos em si e não poupar esforços para alcançar os objetivos propostos.
Toda a graça da vocação de ser pai, de ser mãe, padre, missionário, freira, político, seja lá o que for, se é Deus quem chama, toda a graça para executar a vocação vem d’Ele.
Quem foi chamado só precisa responder a essa iniciativa amorosa de Deus, como Maria que disse: “Eis-me aqui, faça-se a Tua Vontade”.
Portanto convidamos todos a celebrar com muito fervor e entusiasmo o mês vocacional, procurando em primeiro lugar viver bem a nossa vocação e também dar testemunho da alegria de ser chamado, a fim de que, através do nosso jeito de ser, possamos despertar e promover novas vocações.
Aproveitemos bem este mês vocacional. Rezemos e reflitamos bastante sobre o que Deus quer de nós e qual tem sido a qualidade de nossas respostas.
“Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos designei para que vades e produzais frutos, e o vosso fruto permaneça.” (Jo 15,16).
Vale a pena oferecer a própria vida por Cristo, a serviço de Seu Reino de Amor e de Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Obrigado por comentar esta matéria.