Bem vindo ao nosso Blog!

Durante mais de um ano, estivemos presente no seu dia a dia postando aqui as matérias do informativo impresso.

A partir de 2012, não seguiremos com o blog devido a mudanças na equipe e outros fatores.

Mas você ainda pode relembrar as excelentes matérias já publicadas aqui.

A equipe do Informativo agradece a você que tem nos acompanhado por aqui. Que Nossa Senhora de Fátima abençoe sempre seu caminho.


sábado, 16 de abril de 2011

Dia Internacional da Terra / Dia do Índio

Matéria publicada na edição de abril/2011.
Em Abril temos duas comemorações importantes: O dia Internacional da Terra e o dia do Índio. O Dia Internacional da Terra, celebrado dia 22 de Abril, refere-se à tomada de consciência dos recursos naturais da Terra e seu manuseio, à educação ambiental e à participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis. Os grupos ecologistas utilizam-no como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente e para insistir em soluções que permitam eliminar os estragos das atividades humanas.
            Como podemos acompanhar nos noticiários, a natureza se revolta contra o homem! Por isso, é preciso tomarmos uma postura firme diante de tantos acontecimentos. Neste dia todos estamos convidados a participar em atividades que promovam a saúde do nosso planeta.
            Por falar em Terra, podemos aqui mencionar a contribuição dos índios que tanto nos serve de exemplo. Para eles, a terra é um bem coletivo, destinada a produzir a satisfação das necessidades de todos os membros da sociedade. Os índios sobrevivem utilizando os recursos naturais oferecidos pelo meio ambiente. Eles caçam, plantam, pescam, coletam e produzem os instrumentos necessários a estas atividades. A terra pertence a todos e cada um tira dela seu próprio sustento.
            Devemos lembrar que antes dos Portugueses aqui chegarem, em 1500, os índios já habitavam nosso país. No dia 19 de Abril ocorrem vários eventos dedicados à valorização de sua cultura. É um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, de respeito às suas manifestações culturais e da manutenção de suas terras. Os índios brasileiros que tanto nos ensinam a cuidar da natureza, muitas vezes são alvo de garimpeiros, madeireiros e fazendeiros que cobiçam suas terras e as riquezas naturais delas, exploram e desrespeitam sem se importar com os males e prejuízos causados aos índios e ao meio ambiente. A destruição das florestas, a poluição do ar e das águas, o problema do lixo e do esgotamento sanitário lançados nos rios, a caça predatória são exemplos de ameaças ao equilíbrio da Terra.
            A vida plena que Jesus Cristo prometeu a todos os seus filhos seja também contemplada por nossos irmãos índios e que cada um de nós possamos refletir sobre a necessidade de zelarmos pelo nosso planeta Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Obrigado por comentar esta matéria.