Bem vindo ao nosso Blog!

Durante mais de um ano, estivemos presente no seu dia a dia postando aqui as matérias do informativo impresso.

A partir de 2012, não seguiremos com o blog devido a mudanças na equipe e outros fatores.

Mas você ainda pode relembrar as excelentes matérias já publicadas aqui.

A equipe do Informativo agradece a você que tem nos acompanhado por aqui. Que Nossa Senhora de Fátima abençoe sempre seu caminho.


sábado, 19 de março de 2011

Dia Mundial da Água

Matéria publicada na edição de março/2011.

No dia 22 de março comemora-se o dia Mundial da água. Este dia foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e é destinado para discussão de abrangentes temas sobre o assunto.
            Como bem sabemos, nosso planeta é formado por dois terços de água, mas a grande questão é que uma pequena parte deste total é potável. Outra preocupação se dá ao fato de que rios, represas e lagos estão sendo atingidos drasticamente. “Para cada 1.000 litros de água utilizados, outros 10 mil são poluídos”.
            É preciso lembrar que em diversos continentes do planeta, milhares de pessoas já sofrem com a falta de água e que num futuro próximo a situação pode piorar. Por se tratar de um recurso natural, a quem pense que ela não venha a faltar.
            “O Brasil é um país privilegiado, pois aqui estão 11,6% de toda a água doce do planeta”. O problema é que esta água não é distribuída igualmente, o Nordeste é um lugar que sofre com esta má distribuição, pois apenas 3% de água é destinado para esta região. Pensava-se que este problema jamais atingiria a Amazônia, mas como podemos ver, a realidade é diferente. Torna-se hoje necessário, políticas públicas e uma melhor administração dos recursos da água.
            A cada ano, no Dia Mundial da Água, é destacado um aspecto específico da água doce. O tema deste ano é água para as cidades: responder ao desafio urbano, incentivar os governos, organizações, comunidades e indivíduos a participarem ativamente na resolução do desafio da gestão das águas urbanas.
            Não somente neste dia, mas em todos os dias do ano devemos refletir e conscientizar sobre este bem precioso, essencial à nossa vida. A água é um elemento indispensável para a vida humana por isso precisamos tomar atitudes concretas como, por exemplo: Não jogar lixo nos rios, economizar água, evitar o desperdício. Gastar mais de 150 litros de água por dia por pessoa é jogar dinheiro fora e desperdiçar nossos recursos naturais. Assim como temos o direito de usufruir da água temos o dever de preservá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Obrigado por comentar esta matéria.