Bem vindo ao nosso Blog!

Durante mais de um ano, estivemos presente no seu dia a dia postando aqui as matérias do informativo impresso.

A partir de 2012, não seguiremos com o blog devido a mudanças na equipe e outros fatores.

Mas você ainda pode relembrar as excelentes matérias já publicadas aqui.

A equipe do Informativo agradece a você que tem nos acompanhado por aqui. Que Nossa Senhora de Fátima abençoe sempre seu caminho.


quarta-feira, 9 de março de 2011

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

Matéria publicada na edição de março/2011.



TEMA: “FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA”
LEMA: “A CRIAÇÃO GEME COMO EM DORES DE PARTO(Rm 8,22).

            A cada ano a CNBB propõe um trabalho evangelizador, sempre voltado para a conversão pessoal e comunitária. Os objetivos são sempre os mesmos, que é apresentar o mandamento do amor fraterno, despertar e nutrir o espírito comunitário no meio do povo e a verdadeira solidariedade na busca do bem comum; educar para a vida fraterna a partir da justiça e do amor, que são exigências centrais do Evangelho; renovar a consciência sobre a responsabilidade de todos na ação evangelizadora, na promoção humana e na edificação de uma sociedade consciente, justa e solidária.
            O tema em 2011 abrange o meio ambiente, a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas; suas causas e consequências. Tudo isso que estamos vendo acontecer em nosso planeta, nada mais é do que reações as nossas ações.
            A CF vem de forma grandiosa e inteligente, como sempre, nos alertar desta verdade – TUDO O QUE FAZEMOS PODE PREJUDICAR OU SALVAR NOSSO PLANETA. Mostrará condições e oportunidades de como elaboramos ações para salvarmos a nossa casa.
            Estamos vendo e sentindo o planeta gemer e estamos percebendo a tristeza nesse gemido. Nós ainda temos tempo de reverter esta situação. Vemos hoje a deteriorização do meio ambiente, consequência de uma exploração criminosa, descuidada e muitas vezes gananciosa dos recursos do nosso planeta. É tempo de reflexão e, porque não, de uma nova aprendizagem para a humanidade.
            O que nos proclama o Evangelho? Conversão da consciência individual e coletiva da humanidade. Sem esta conversão em uma nova cultura que traduza novas organizações globais (mais justas) das atividades humanas com relação à natureza, não poderemos salvar nosso planeta do quadro drástico de destruição que se desenha no horizonte de nossa história.
            Atitudes deverão ser tomadas. Precisamos ser fraternos, gerando ações que nos levem ao bem comum, preservando o meio ambiente. Só assim teremos de volta nosso planeta saudável que nos foi dado por Deus.
            Façamos bem nosso papel de cristãos católicos, visando sempre ajudar o próximo e cuidar da vida de nosso planeta.
“Se quiser cultivar a paz, preserve a criação” (Papa Bento XVI)
“Apesar de todo o sofrimento que a criação enfrenta ao longo dos tempos, de todos os seus gritos e gemidos de dor, a vida rompe barreiras e nos mostra que ainda existe esperança”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Obrigado por comentar esta matéria.