Bem vindo ao nosso Blog!

Durante mais de um ano, estivemos presente no seu dia a dia postando aqui as matérias do informativo impresso.

A partir de 2012, não seguiremos com o blog devido a mudanças na equipe e outros fatores.

Mas você ainda pode relembrar as excelentes matérias já publicadas aqui.

A equipe do Informativo agradece a você que tem nos acompanhado por aqui. Que Nossa Senhora de Fátima abençoe sempre seu caminho.


sábado, 18 de dezembro de 2010

Espaço Diocesano - Mitra - Economato e Cúria Diocesana

Matéria publicada na edição de dezembro/2010



Neste espaço vamos conhecer, a cada edição, um pouco mais sobre nossa diocese, e nesta edição veremos sobre a Mitra Diocesana, o Economato e a Cúria Diocesana.
Mitra Diocesana da Campanha é a Razão Social da nossa Diocese. 
O Economato Diocesano é o setor da Cúria que cuida da administração civil da Diocese.
Sua sede está instalada na Rua João Luiz Alves, 122, Centro, Campanha/MG - CEP 37400-000, sendo o responsável, o Ecônomo Diocesano, o Pe. Alexandre Costa Solaira, ao qual compete administrar os bens da Diocese sob a autoridade do Bispo e com as receitas fazer as despesas ordenadas legitimamente.

Mas o que é a Cúria Diocesana, que tanto ouvimos falar?
Cúria Diocesana é o conjunto de organismos e pessoas que ajudam o Bispo no governo de toda a Diocese (Cân. 469). A nomeação dos que exercem ofícios na Cúria compete ao Bispo Diocesano (Cân. 470); estes devem prometer que cumprirão fielmente o encargo, segundo o modo determinado pelo direito ou pelo Bispo (Cân. 471).
        Na Cúria há um poder judiciário, também chamado Cúria de Justiça, regido pelo Livro VII do Código de Direito Canônico – Dos Processos – (Cân. 472). Há também um poder executivo, chamado de Cúria Administrativa, regido pelos Cânones 473–494.
        Os atos da Cúria destinados a ter efeito jurídico devem ser, normalmente, assinados pelo Ordinário do qual emanam, isto para a validade, e ao mesmo tempo pelo Chanceler ou Notário da Cúria (Cân. 474). Não seria necessário para os atos do próprio
Bispo, pois ele não é parte da Cúria.
        Há ainda na Cúria um moderador. É o sacerdote a quem compete coordenar, sob a autoridade do Bispo, o que se refere ao despacho das questões administrativas e também cuidar que os outros oficiais da Cúria cumpram devidamente o ofício que lhes foi confiado; a não ser que as circunstâncias, a juízo do Bispo, aconselhem outra coisa, seja o moderador o vigário geral (Cân. 473 §1- 3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Obrigado por comentar esta matéria.