Bem vindo ao nosso Blog!

Durante mais de um ano, estivemos presente no seu dia a dia postando aqui as matérias do informativo impresso.

A partir de 2012, não seguiremos com o blog devido a mudanças na equipe e outros fatores.

Mas você ainda pode relembrar as excelentes matérias já publicadas aqui.

A equipe do Informativo agradece a você que tem nos acompanhado por aqui. Que Nossa Senhora de Fátima abençoe sempre seu caminho.


sábado, 10 de dezembro de 2011

Final de mais um ano catequético

 Matéria publicada no ESPAÇO CATEQUÉTICO, edição de dezembro;2011.

Estamos chegando ao final de mais um ano de trabalho na catequese, e, em muitas de nossas comunidades celebramos a Primeira Eucaristia e Crisma de nossas crianças, adolescentes e adultos. É um momento único, pois é hora de dizer “sim” ao convite de Jesus, para que, alimentados pelo Sacramento de seu Corpo e de seu Sangue, possam lançar-se sem medo ao serviço do povo de Deus.
Entre muitos preparativos para este momento, devemos dar grande importância para as reuniões com os pais de nossos catequizandos. Percebemos que durante o ano, nem todos os pais são assíduos nas reuniões que são marcadas pelos nossos catequistas, não acompanham o desenvolvimento da criança e do adolescente e, ás vezes, para nosso espanto, não sabem nem o nome dos catequistas de seus filhos.
A catequese não pode ser tratada com indiferença na agenda tão cheia de compromissos das crianças. É futebol, natação, inglês, etc. seria bom que a catequese também fosse respeitada nessa agenda.
Sabemos que nós, pais, somos os primeiros catequistas de nossos filhos, portanto, os primeiros incentivos seriam dados em casa. É claro que não podemos generalizar, pois existem famílias que são presentes e nos ajudam, e muito, na educação da fé de seus filhos. Percebemos que quando chega a ocasião das celebrações da 1ª Eucaristia e da Crisma, há uma maior participação dos pais nas reuniões, pois todos querem saber detalhes desse dia tão importante na vida de seus filhos.
A importância da reunião de pais durante todo o ano da catequese, ajuda bastante os pais se conscientizarem como é imprescindível a presença deles na comunidade, ao invés de reduzir esses momentos apenas ao flash das máquinas fotográficas e à agitação. A contribuição dos pais como participantes ativos na comunidade, poderia contribuir bastante para uma maior dinamicidade na catequese.
Pais e catequistas! Não exijam de seus filhos e catequizandos aquilo que vocês próprios não são capazes de cumprir ou fazer.
Pais! Não mandem seus filhos à catequese para se verem livres deles, ou para desencargo de consciência ou simplesmente para cumprir uma tradição familiar.
Pais e catequistas! Procurem viver de acordo com o evangelho, pois sabemos que o testemunho de vida é a primeira forma de evangelização.
Do ponto de vista catequético: apesar da já citada dificuldade em iniciar um programa de incentivo à participação dos pais, também beneficiam pelo fato dos catequistas melhorarem a sua participação e postura, mas igualmente, porque os pais podem colaborar em muitas atividades, ajudando o catequista a concentrar melhor na preparação e implementação de tarefas educativas própria de seu papel. Neste sentido os pais deixam de ser vistos como pessoas distantes (por vezes conflituoso) e tornam-se colaboradores úteis, e, mais tarde, verdadeiros parceiros da evangelização e portanto se beneficiam com os resultados obtidos com os filhos.
Dez coisas que devemos saber para não tornar a catequese, encontros sem objetivos e sem o grande propósito, que é a evangelização;
1)      Ninguém é obrigado a inscrever o filho na catequese;
2)      O catequista é uma pessoa normal, que tem família, trabalho, atividades pessoais, problemas e alegrias;
3)      Se quiserem participar de palestras, reuniões, etc, venham com vontade e não fiquem olhando o relógio toda hora;
4)      A catequese não é depósito de crianças e jovens, mas um lugar de aprofundamento de nossa fé;
5)      Se você acha que o tempo de duração da catequese é longo, não inscreva seu filho, você tem o livre arbítrio;
6)      Sejam verdadeiros, não mintam e não ajudem seus filhos a inventarem desculpas para faltar à catequese;
7)      Se vocês são espíritas, sejam bons espíritas, mas não queiram ser católicos. Uma coisa é bem diferente da outra;
8)      Não falem mal da Igreja que os acolhe;
9)      Procurem refletir sobre o significado das celebrações para a vida de seu filho;
10)   Tratem a catequese da mesma forma que vocês tratam a escola, o futebol, as festas. Não precisam abrir mão de tudo, basta dar a importância.
Estamos nos preparando para a grande festa do Natal. É o tempo do advento. Momento este de voltarmos para dentro de nós, refletirmos, abrirmos nossos corações, de olharmos mais para o nosso próximo, levando solidariedade para os que precisam, buscando e lutando por justiça, fraternidade. Que a luz do Menino Deus se derrame sobre nós e abra um caminho de paz e fraternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Obrigado por comentar esta matéria.