Bem vindo ao nosso Blog!

Durante mais de um ano, estivemos presente no seu dia a dia postando aqui as matérias do informativo impresso.

A partir de 2012, não seguiremos com o blog devido a mudanças na equipe e outros fatores.

Mas você ainda pode relembrar as excelentes matérias já publicadas aqui.

A equipe do Informativo agradece a você que tem nos acompanhado por aqui. Que Nossa Senhora de Fátima abençoe sempre seu caminho.


sábado, 8 de outubro de 2011

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física

Matéria publicada no espaço CIDADANIA da edição de outubro/2011.


Neste mês lembremos que no dia 11 de outubro comemora-se o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física. A terminologia “pessoa com deficiência” ressalta a pessoa à frente de sua deficiência, valorizando-a acima de tudo, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou intelectuais.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) as pessoas com deficiência são 14,5% da população e necessitam de ações pontuais para que sejam respeitadas, ganhem visibilidade e seja quebrado o ciclo da exclusão.
O CODEVA - Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Com Deficiência de Varginha foi criado através de um movimento da sociedade Varginhense e apoiado pelo executivo e legislativo, numa ação coordenada pelos próprios militantes da luta dos deficientes. É um órgão de caráter permanente, deliberativo e controlador das políticas e das ações governamentais, em todos os níveis de atendimento às pessoas com deficiência. Já está em seu quinto ano de atividades e contribui também com a organização de Conselhos Municipais nas cidades da região.
Dentre as propostas do CODEVA destacamos algumas atividades:
- Programas para implementar a execução de diretrizes básicas da política municipal, voltada para as pessoas com deficiência;
- Programas para avaliar, fiscalizar, propor e acompanhar o repasse e a aplicação dos recursos oriundos de iniciativa pública ou privada;
- Campanhas junto à opinião pública informando sobre os direitos assegurados às pessoas com deficiência;
- Zelar pela promoção da habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência, inclusive pela sua habilitação profissional e pela sua integração no mercado de trabalho;
- A facilitação do acesso a bens e serviços coletivos com sua adequação, aí incluída a remoção das barreiras arquitetônicas;
- Promover o combate aos preconceitos por meio da oferta de condições de integração social da pessoa com deficiência, desenvolvida em programas de saúde, educação, cultura, esportes, lazer e profissionalização.
Que neste dia todos possam refletir e lutar pela conscientização da população, agindo com compromisso e contribuindo com ações que transformem a sociedade. Para finalizar deixo aqui uma frase da autoria de Gonçalo Borges: “Não é a Lei que vai proteger a pessoa com deficiência. É a consciência.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Obrigado por comentar esta matéria.