Bem vindo ao nosso Blog!

Durante mais de um ano, estivemos presente no seu dia a dia postando aqui as matérias do informativo impresso.

A partir de 2012, não seguiremos com o blog devido a mudanças na equipe e outros fatores.

Mas você ainda pode relembrar as excelentes matérias já publicadas aqui.

A equipe do Informativo agradece a você que tem nos acompanhado por aqui. Que Nossa Senhora de Fátima abençoe sempre seu caminho.


sábado, 9 de julho de 2011

Os 10 Mandamentos

Matéria publicada na edição de julho/2011.


Olhando o que anda acontecendo pelo mundo e com nossa sociedade, nossas famílias, na educação, na saúde, etc. é importante lembrarmos e refletirmos sobre os Dez Mandamentos da lei de Deus, propostos para todos os homens, em todos os tempos.
1º Amar a Deus sobre todas as coisas.
2º Não tomar seu santo nome em vão.
3º Guardar Domingos e festas de guarda.
4º Honrar pai e mãe.
5º Não matar.
6º Não pecar contra a castidade.
7º Não roubar.
8º Não levantar falso testemunho.
9º Não desejar a mulher do próximo.
10º Não cobiçar as coisas alheias.
            A vida é o centro de tudo e todos os mandamentos são voltados a ela. Segue abaixo um pequeno texto extraído do blog: reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com  que nos ajudará na reflexão sobre os mandamentos:
“Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama; e aquele que me ama será amado por meu pai, e eu o amarei e manifestar-me-ei a ele”.
            Mas quais são os mandamentos de Jesus? São diferentes dos Dez Mandamentos que foram entregues a Moisés no Sinai? É claro que não. Jesus resumiu os dez mandamentos em apenas dois:
            1 - Amar a Deus sobre todas as coisas: De que modo nós amamos a Deus?  Rezando, lendo o evangelho, indo à missa aos domingos e dias santos de guarda, pensando nas três pessoas da Santíssima Trindade, ouvindo e divulgando a  sua palavra, acreditando em Jesus...
        2- Amar as pessoas como a nós mesmo: De que modo nós amamos as pessoas que fazem parte do nosso dia a dia na família, na escola, e que são próximas a nós? Respeitando, evitando uma briga, não roubando, sorrindo, cumprimentando, perdoando, tolerando, não fazendo brincadeiras de mal gosto, obedecendo os professores e os pais; e ajudando: os cegos, mendigos, paralíticos e outros deficientes, sendo honesto, dando esmola a um pobre, não mentindo, não caluniando, não guardando rancor, enfim: procurando acertar mais e errar menos, querendo para os outros exatamente o que desejamos para nós.
         Cristão é aquele que vive o amor de Cristo e trabalha para construir um mundo melhor. O cristão cresce ou se valoriza como pessoa, quando ele se preocupa com o verdadeiro desenvolvimento dos outros. Quando procura viver como irmão. E é esse amor fraterno que dá sentido a nossa vida e à vida das outras pessoas.   Mas será que vivemos sempre esse amor fraterno? Será que no nosso dia a dia na família, na escola, no trabalho, nós nos esforçamos realmente para que este mundo seja melhor?                
        Somos pessoas, e por isso nos relacionamos uns com os outros.  Este relacionamento acontece ou é feito de várias maneiras: numa festa de aniversário, num jogo de bola, numa brincadeira... tudo é manifestação de convivência.  E conviver é viver com os outros, como amigos, isto é, demonstrando amizade sincera; desejando e fazendo para os outros exatamente aquilo que desejamos para nós, tratando os demais como nós gostaríamos de ser tratados também por eles.
         Todas as leis que existem no mundo feitas pelo homem, são cópias (disfarçadas ou não)  deste segundo mandamento, que nos manda amar o próximo. Mas como grande parte das pessoas ignora o primeiro mandamento (amar a Deus), elas tentam distorcer as leis, fazendo-as funcionar em defesa apenas dos seus interesses pessoais. Por causa disso, a sociedade precisa de cadeia, polícia, exércitos, usar a violência, processos, julgamentos, armas etc. quando na verdade, uma única coisa substituiria tudo isso e traria a felicidade às pessoas: Amar a Deus e amar o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Obrigado por comentar esta matéria.