Bem vindo ao nosso Blog!

Durante mais de um ano, estivemos presente no seu dia a dia postando aqui as matérias do informativo impresso.

A partir de 2012, não seguiremos com o blog devido a mudanças na equipe e outros fatores.

Mas você ainda pode relembrar as excelentes matérias já publicadas aqui.

A equipe do Informativo agradece a você que tem nos acompanhado por aqui. Que Nossa Senhora de Fátima abençoe sempre seu caminho.


sábado, 18 de junho de 2011

Festa de Corpus Christi

Materia publicada na edição de junho/2011.


A celebração teve origem em Liége, Bélgica, no ano de 1243, quando a freira Juliana de Cornlon teria tido visões de Cristo, demonstrando-lhe desejo de que o Ministério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Em 1264, o Papa Urbano IV estendeu a festa para toda a Igreja. Pediu a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e os textos litúrgicos, que são usados até hoje durante a celebração.
A procissão com a Hóstia Consagrada em um ostensório começou no ano de 1274. Mas foi na época barroca que ela se tornou um grande cortejo de Ação de Graças.
No Brasil a festa começou a fazer parte do calendário de Brasília em 1961, quando uma pequena procissão da Igreja de Santo Antônio seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima.  A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais.
A festa de Corpus Christi é celebrada na quinta-feira depois da festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo, depois de Pentecostes. A celebração é feita com missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
A procissão lembra a caminhada do Povo de Deus, peregrino em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com o maná, no deserto. Hoje ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
Eucaristia significa: reconhecimento, gratidão, ou seja, ação de graças.
Antes mesmo de Jesus nascer os homens já agradeciam a Deus pelo alimento, pois dele dependia a continuação da vida. Nas histórias bíblicas percebemos que toda comemoração era feita de comida e vinho. Como por exemplo, o primeiro milagre de Jesus nas Bodas de Caná. Também quando Jesus multiplicou os pães e peixes para alimentar a multidão faminta, abençoa e agradece primeiro os cinco pães e os dois peixes.
Hoje também os cristãos têm o costume de agradecer a Deus o alimento que está na mesa. Quando o padre, na missa, abençoa o pão e o vinho, eles se tornam alimento espiritual (Eucaristia) para nós e para nosso espírito (vida), assim a Palavra de Deus, os Sacramentos e a oração.
“A Eucaristia é o alimento mais completo, sabe por que? Um dia, antes de Jesus morrer na Cruz, por nós, sentou-se à mesa com os apóstolos. Antes de comerem, Jesus quis mostrar a eles o que iria acontecer: Ele pegou o pão, agradeceu a Deus e deu um pedaço a cada um e disse: – Este é o meu Corpo que será entregue por vós. Em seguida, pegou o cálice com o vinho e disse: - Este é o meu Sangue que será derramado por vós para o perdão dos pecados, fazei isto em memória de mim.”
Os apóstolos ficaram sem entender, mas algumas horas depois, quando Jesus foi preso e morto na cruz, entenderam que o Pão e o Vinho eram o Corpo e o Sangue de Jesus, oferecidos por nós na cruz.
A Eucaristia nos faz experimentar o verdadeiro motivo de nossa existência: Amar e ser amado por Deus, pois Deus é o verdadeiro amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Obrigado por comentar esta matéria.