Bem vindo ao nosso Blog!

Durante mais de um ano, estivemos presente no seu dia a dia postando aqui as matérias do informativo impresso.

A partir de 2012, não seguiremos com o blog devido a mudanças na equipe e outros fatores.

Mas você ainda pode relembrar as excelentes matérias já publicadas aqui.

A equipe do Informativo agradece a você que tem nos acompanhado por aqui. Que Nossa Senhora de Fátima abençoe sempre seu caminho.


sexta-feira, 5 de novembro de 2010

"O que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos."

Matéria publicada no informativo de março/2010



Vamos comentar um pouco sobre a Catequese, palavra originada do grego Kat-ekhéo que significa fazer ecoar. É com esta ideia que os primeiros cristãos catequizavam, primeiro como forma de catecumenato, ou seja, a preparação dos candidatos à vivência na comunidade cristã introduzindo-os progressivamente na vida cristã, depois como aprendizagem individual, onde já não era marcante a ligação com a comunidade e sim a doutrina. No século XX a Igreja redescobriu na catequese a importância fundamental da iniciação cristã e do lugar primordial que a ela cabe na comunidade de fé.
A renovação atual da catequese nasceu para responder aos desafios de uma nova situação histórica, que exige a formação de uma comunidade cristã missionária que anuncie o Evangelho e o torne fermento de comunhão e participação na sociedade e de libertação integral do homem.
O lugar ou ambiente normal da catequese é a comunidade cristã, ou seja, ela não é uma tarefa meramente individual e sim de toda comunidade que pode ser entendida como a família (primeira comunidade educadora dos homens), a paróquia, as escolas e sabemos que atualmente surgem rapidamente muitas outras formas de comunidades. Essa situação oferece uma oportunidade para a Igreja, pois cada comunidade pode se tornar “o fermento que falta para a massa crescer”.
Cada família tem a missão de “fazer ecoar” a palavra de Deus na vida de seus filhos sendo responsáveis pela  educação na fé assim como a educação para a vida em sociedade.
A principal forma de comunicação humana é a palavra (existem outras formas) e Deus continua a falar com os homens em Cristo pelo Espírito Santo. É Ele que fala através de mediações se servindo de palavras e de acontecimentos, mas também  fala através da atuação viva das pessoas, por isso, a Igreja inspirada e guiada pelo Espírito Santo, através de seus catequistas, auxilia nossas crianças, jovens e adultos a encontrarem e percorrerem o caminho da fé.
É importante lembrar que os catequistas são pessoas voluntárias, comprometidas com o anúncio do Reino e como seres humanos possuem suas imperfeições, por isso, eles devem estar em constante formação, atualizando-se sempre dos acontecimentos para comunicarem de forma eficaz a mensagem de Cristo.
Já dizia o Papa João Paulo II “A catequese é uma urgência”.  Diante da realidade de nossa paróquia é bom pensarmos: Como nós estamos tratando nossa missão de catequizar? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Obrigado por comentar esta matéria.