Bem vindo ao nosso Blog!

Durante mais de um ano, estivemos presente no seu dia a dia postando aqui as matérias do informativo impresso.

A partir de 2012, não seguiremos com o blog devido a mudanças na equipe e outros fatores.

Mas você ainda pode relembrar as excelentes matérias já publicadas aqui.

A equipe do Informativo agradece a você que tem nos acompanhado por aqui. Que Nossa Senhora de Fátima abençoe sempre seu caminho.


sábado, 20 de novembro de 2010

Espiritualidade Missionária

Texto publicado na edição de abril / 2010.




Toda Espiritualidade é Missionária. A Igreja nos convida a celebrar e valorizar a dimensão missionária de nossa vida cristã. Trata-se de viver realmente os compromissos do Batismo e de deixar-se guiar pelo Espírito Santo que nos faz todos missionários do Reino de Deus.

Quando Jesus faz o anúncio de sua missão, na Sinagoga de Nazaré, aparecem as várias dimensões do verdadeiro missionário: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar a redenção aos cativos e aos cegos a recuperação da vista, para restituir a liberdade aos que sofrem, e para proclamar o ano da graça do Senhor” (Lucas 4,18-19).

Quem se coloca no caminho do Espírito de Jesus vai descobrindo que a verdadeira espiritualidade é sempre missionária. Trata-se de assumir a missão de Jesus, seu projeto de vida: evangelizar, estar a serviço da vida e da esperança. Quem vive guiado pelo Espírito Santo é um eterno missionário. Os seguidores de Jesus desde sempre viveram assim: ir além, deixar casa, pai e mãe, segurança e riqueza para estarem livres para a missão que o Reino exige.

Em nossos dias, quando aumentam os conflitos de todas as naturezas, podemos nos perguntar: como devemos viver a espiritualidade cristã? Antes de tudo trata-se de fazer a experiência do encontro com o Senhor que está no meio de nós pela presença animadora do Espírito Santo. É também ir percebendo o que o Espírito vai fazendo brotar em nosso coração, sempre na dimensão pessoal e comunitária. Na verdade a atitude verdadeira do discípulo é não ser surdo ao chamado do Senhor. O Espírito faz novas todas as coisas e desperta a nossa ação com a fé, o amor e a esperança!

Ser missionário é ir ao encontro do Senhor presente em todo o mundo. É levar o Senhor e reconhecê-lo já presente em cada cultura, cada pessoa, cada experiência comunitária em favor da vida. Há um desejo de que todos os povos conheçam a Jesus, não como imposição religiosa, mas porque Ele é o grande Irmão que quer o bem, a salvação de toda a humanidade.

Quem quer ser verdadeiro cristão, seguidor de Cristo, deve se tornar totalmente missionário. Não basta ir à missa aos domingos! É preciso assumir o compromisso com o Reino de Deus que continua a sofrer violência. Onde houver uma vida ameaçada, aí o cristão é chamado a dar testemunho do Senhor em favor da vida. Comunga com a vida de Cristo, na Eucaristia, quem é capaz de comungar com a vida dos irmãos e irmãs que sofrem. É missão de todos nós! O Reino é realidade que começa já e vai mais além. Portanto, quem se deixa guiar pelo Espírito de Jesus assumindo a missão está em plena comunhão com o Senhor. Sejamos todos missionários!

Pe. Eliomar Ribeiro, S.J.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Obrigado por comentar esta matéria.