Bem vindo ao nosso Blog!

Durante mais de um ano, estivemos presente no seu dia a dia postando aqui as matérias do informativo impresso.

A partir de 2012, não seguiremos com o blog devido a mudanças na equipe e outros fatores.

Mas você ainda pode relembrar as excelentes matérias já publicadas aqui.

A equipe do Informativo agradece a você que tem nos acompanhado por aqui. Que Nossa Senhora de Fátima abençoe sempre seu caminho.


sábado, 24 de dezembro de 2011

Carmelo São José celebrou 49 anos de fundação

Matéria publicada na edição de dezembro/2011.


A Congregação das Carmelitas Descalças - Carmelo São José - Três Pontas

“Neste último mês do ano, apresentaremos um pouco da Congregação das Carmelitas. Temos bem próximo a nós, na cidade de Três Pontas, o Carmelo São José, lugar de oração e de acolhida aos mais necessitados, que buscam o pão material e espiritual.”

A Fundação do Carmelo São José de Três Pontas ocorreu a 16 de julho de 1962, ano histórico do quarto centenário de reforma de Santa Teresa de Jesus.
Este Carmelo saiu do Carmelo de Santa Teresinha, de Aparecida – SP. A fundadora de nosso Carmelo foi nossa saudosa Mãe Teresa Margarida do Coração de Maria, que faleceu em novembro de 2005, em nossa cidade (foi aprovado o início dos trabalhos para sua beatificação). Ela contou que, durante a novena de Nossa Santa madre, provavelmente no ano 1954 ou 1955, a priora do Carmelo, de Aparecida, Madre Raimunda dos Anjos, chamou-a e falou-lhe que a Diocese da Campanha, através de seu vigário geral, Monsenhor João Rabello de Mesquita , pedia a fundação de um Carmelo , e achava que a única pessoa que poderia assumi-lo seria ela – Nossa Mãe. Ela respondeu-lhe “Três tentações nunca tive na vida: contra minha fé, minha vocação e o desejo de ter algum cargo importante. Mas farei o que a obediência mandar”.
Dia 16 de julho de 1962. “Amanhecia o primeiro dia do Carmelo São José em Três Pontas. Foi rezado o Oficio das Leituras, cantando o Laudes, Te Deum, rezado o “Veni” do principio da oração. Naquele tempo era costume de ler o ponto de medida. Qual não foi a nossa agradável surpresa, quando abrindo o caderninho, lá encontramos o trecho do Evangelho:” Não temais, pequeno rebanho, porque aprouve ao vosso Pai, dar-vos seu reino.”
A principio as irmãs residiram em casas emprestadas por famílias amigas.
Enquanto isto, entre muitas dificuldades, sem trabalho certo. Contava-se única e exclusivamente com a Divina Providencia e com a caridade do engenheiro Dr. Giovani Brito Miari, que assumiu a direção da Construção. Enquanto se levantavam as paredes do edifício material, o edifício espiritual também se edificava, com a chegada de novas vocações. Vocações - graça imensa que nunca faltou em nosso Carmelo.
Durante o tempo da construção percebia-se claramente a ajuda de Deus. Donativos grandes apareciam na hora exata de vencer a conta. Por duas vezes, pedimos e obtivemos auxilio “ADVENIAT”, uma ajuda recebida de uma entidade sediada na Alemanha. Por trás de tudo isso a comunidade rezando, de hora em hora, a jaculatória “Sagrado Coração de Jesus, eu tenho confiança em Vós”, com os braços em cruz, cinqüenta vezes.
No dia 23 de Janeiro de 1969, tivemos a alegria imensa de mudarmos para o novo mosteiro. Estava tudo inacabado. Mas enfim, era nossa casa, conta nossa Mãe.
Atualmente, as irmãs trabalham com os cartões de papel vegetal, restauração de pinturas de imagens de gesso e na fabricação de hóstias, além de contarem com a ajuda dos moradores da cidade. Graças a Deus não falta nada, mas também não sobra nada. Realizam o atendimento a toda população, tanto na partilha do que tem materialmente, como na ajuda espiritual através da oração e aconselhamento.
            O Carmelo tem sua espiritualidade na meditação, no silêncio e na oração. É um pequeno pedaço do Céu, onde são rezadas diariamente as orações do ofício divino. Aos que desejarem conhecer o Carmelo São José, o endereço é Rua Amazonas, 40, Santa Ignez, Três Pontas, MG. São celebradas missas diariamente na Capela do Carmelo.
            Aprendamos, pois, com a beleza da espiritualidade Teresiana, a sermos sinais de Cristo no mundo com a oração, o silêncio e a entrega do nosso coração a Deus.
Um Feliz e Abençoado Natal a todos e um 2012 repleto de espiritualidade em Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Obrigado por comentar esta matéria.