Matéria publicada na edição de abril/2011
Podem derivar de contatos com fogo, objetos quentes, água fervente ou vapor, com substâncias químicas, irradiações solar ou com choque elétrico.
O que acontece
As queimaduras leves (de 1º grau) se manifestam com vermelhidão, inchaço e dor. Nas queimaduras de 2º grau a dor é mais intensa e normalmente aparecem bolhas. Já nas queimaduras graves de 3º grau a pele se apresenta esbranquiçada ou carbonizada e há pouca ou nenhuma dor.
Atenção
Se as roupas também estiverem em chamas, não deixe a pessoa correr, cubra-a com um tecido como cobertor ou casaco, ou faça rolar no chão.
O que não fazer
Não toque a área afetada, nunca fure as bolhas, não tente retirar pedaços de roupa grudados na pele. Se necessário, recorte em volta da roupa que está sobre a região afetada. Não use manteiga, pomada, creme dental ou qualquer outro produto doméstico sobre a queimadura, não cubra a queimadura com algodão e nem use gelo ou água gelada para resfriar a região.
O que fazer
Se a queimadura for de pouca extensão, resfrie o local com água fria imediatamente, cubra o ferimento com compressas de gaze. Em queimaduras de 2º grau, aplique água fria e cubra a área afetada com compressas de gaze embebida em vaselina estéril, dê bastante líquido para a pessoa ingerir. Em qualquer um dos casos, procure um médico imediatamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós. Obrigado por comentar esta matéria.