A celebração teve origem em Liége, Bélgica, no ano de 1243, quando a freira Juliana de Cornlon teria tido visões de Cristo, demonstrando-lhe desejo de que o Ministério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
Em 1264, o Papa Urbano IV estendeu a festa para toda a Igreja. Pediu a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e os textos litúrgicos, que são usados até hoje durante a celebração.
A procissão com a Hóstia Consagrada em um ostensório começou no ano de 1274. Mas foi na época barroca que ela se tornou um grande cortejo de Ação de Graças.
No Brasil a festa começou a fazer parte do calendário de Brasília em 1961, quando uma pequena procissão da Igreja de Santo Antônio seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais.
A festa de Corpus Christi é celebrada na quinta-feira depois da festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo, depois de Pentecostes. A celebração é feita com missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
A procissão lembra a caminhada do Povo de Deus, peregrino em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com o maná, no deserto. Hoje ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
Eucaristia significa: reconhecimento, gratidão, ou seja, ação de graças.
Antes mesmo de Jesus nascer os homens já agradeciam a Deus pelo alimento, pois dele dependia a continuação da vida. Nas histórias bíblicas percebemos que toda comemoração era feita de comida e vinho. Como por exemplo, o primeiro milagre de Jesus nas Bodas de Caná. Também quando Jesus multiplicou os pães e peixes para alimentar a multidão faminta, abençoa e agradece primeiro os cinco pães e os dois peixes.
Hoje também os cristãos têm o costume de agradecer a Deus o alimento que está na mesa. Quando o padre, na missa, abençoa o pão e o vinho, eles se tornam alimento espiritual (Eucaristia) para nós e para nosso espírito (vida), assim a Palavra de Deus, os Sacramentos e a oração.
“A Eucaristia é o alimento mais completo, sabe por que? Um dia, antes de Jesus morrer na Cruz, por nós, sentou-se à mesa com os apóstolos. Antes de comerem, Jesus quis mostrar a eles o que iria acontecer: Ele pegou o pão, agradeceu a Deus e deu um pedaço a cada um e disse: – Este é o meu Corpo que será entregue por vós. Em seguida, pegou o cálice com o vinho e disse: - Este é o meu Sangue que será derramado por vós para o perdão dos pecados, fazei isto em memória de mim.”
Os apóstolos ficaram sem entender, mas algumas horas depois, quando Jesus foi preso e morto na cruz, entenderam que o Pão e o Vinho eram o Corpo e o Sangue de Jesus, oferecidos por nós na cruz.
A Eucaristia nos faz experimentar o verdadeiro motivo de nossa existência: Amar e ser amado por Deus, pois Deus é o verdadeiro amor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós. Obrigado por comentar esta matéria.