O Fundador do Instituto dos Irmãos Maristas, Marcelino Champagnat, nasceu na França em 1789 e viveu a infância durante a Revolução Francesa. Após esse período, a situação escolar degradou-se por completo. Champagnat sofreu as consequências nefastas dessa época.
Durante seus estudos no seminário, em Lyon, sentiu a necessidade de formar educadores, capazes de minorar a situação da juventude que estava mergulhada na ignorância, na degradação moral e social. Fundou para tanto, em 1817,em La Vallà , o Instituto dos Irmãos Maristas, início de um estilo marista de educar, hoje difundido em 77 países.
Champagnat era um homem cujo pensamento ia além das ideias educacionais do seu tempo, demonstrando ser um excepcional educador da juventude. "Juntamente com seus jovens discípulos, que formouem sua Casa de Formação de l’Hermitage, elaborou e aperfeiçoou um sistema de valores educativos, ao implementar e adaptar as mais eficazes abordagens pedagógicas de sua época".
Durante seus estudos no seminário, em Lyon, sentiu a necessidade de formar educadores, capazes de minorar a situação da juventude que estava mergulhada na ignorância, na degradação moral e social. Fundou para tanto, em 1817,
Champagnat era um homem cujo pensamento ia além das ideias educacionais do seu tempo, demonstrando ser um excepcional educador da juventude. "Juntamente com seus jovens discípulos, que formou
Legado que responde aos desafios do nosso tempo
Em 1853, os Irmãos Maristas publicaram o Le Guide des Écoles, um texto-síntese educativo baseado nas reflexões e experiências sobre as instituições e as orientações de Marcelino Champagnat. De lá até os dias de hoje, diversas foram as atualizações sofridas pelo documento que inspira toda a ação marista na educação.
Citamos abaixo, alguns trechos deste guia, que nos ajudará a compreender a missão e atuação dos irmãos maristas em todo o mundo:
“...Vou citar, das Constituições, quatro artigos que podem ajudar-nos a melhor situar a Missão do Instituto Marista... Marcelino Champagnat “fundou o nosso Instituto para a educação cristã dos jovens, particularmente os mais necessitados”. (artigo 2)
“Suscitado pelo Espírito Santo, o nosso Instituto é enviado pela Igreja. Continuando o Padre Champagnat, evangeliza, sobretudo educando os jovens, particularmente os mais abandonados.” (artigo 80)
“Trabalhando em instituições escolares ou em outras estruturas de educação, consagramo-nos a serviço da pessoa humana, por amor ao Reino.” (artigo 85)
“Partilhamos a nossa espiritualidade e nossa pedagogia com os pais, professores e outros membros da comunidade educativa.” (artigo 88)
A história de Marcelino é um exemplo do poder renovador da ação de Deus na história humana. Acreditamos que recebeu um carisma, um dom espiritual único, dado por meio dele para toda a Igreja, a serviço da humanidade. Inspirado pelo Santo Espírito, descobriu um modo novo de viver o Evangelho, como resposta concreta às necessidades espirituais e sociais das crianças e dos jovens, naquela época de crise. Constatamos
a atualidade deste carisma pela sua capacidade de inspirar gerações de discípulos, incluindo a nossa.
A experiência do amor de Jesus e Maria por cada um de nós pessoalmente, a abertura e a sensibilidade às necessidades dos nossos tempos e um amor concreto pelas crianças e pelos jovens, principalmente os que dele mais necessitam, estão no coração do carisma Marista que herdamos de Marcelino Champagnat.
Aprendamos pois com o Coração de Marcelino Champagnat a vermos as oportunidades da ação de Deus em nossos dias e a sermos evangelizadores no cotidiano da vida, sobretudo, na educação de nossos jovens e crianças que tanto precisam dos valores cristãos para serem mais felizes.