Matéria publicada na edição de março/2011.
No dia 22 de março comemora-se o dia Mundial da água. Este dia foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e é destinado para discussão de abrangentes temas sobre o assunto.
Como bem sabemos, nosso planeta é formado por dois terços de água, mas a grande questão é que uma pequena parte deste total é potável. Outra preocupação se dá ao fato de que rios, represas e lagos estão sendo atingidos drasticamente. “Para cada 1.000 litros de água utilizados, outros 10 mil são poluídos”.
É preciso lembrar que em diversos continentes do planeta, milhares de pessoas já sofrem com a falta de água e que num futuro próximo a situação pode piorar. Por se tratar de um recurso natural, a quem pense que ela não venha a faltar.
“O Brasil é um país privilegiado, pois aqui estão 11,6% de toda a água doce do planeta”. O problema é que esta água não é distribuída igualmente, o Nordeste é um lugar que sofre com esta má distribuição, pois apenas 3% de água é destinado para esta região. Pensava-se que este problema jamais atingiria a Amazônia, mas como podemos ver, a realidade é diferente. Torna-se hoje necessário, políticas públicas e uma melhor administração dos recursos da água.
A cada ano, no Dia Mundial da Água, é destacado um aspecto específico da água doce. O tema deste ano é água para as cidades: responder ao desafio urbano, incentivar os governos, organizações, comunidades e indivíduos a participarem ativamente na resolução do desafio da gestão das águas urbanas.
Não somente neste dia, mas em todos os dias do ano devemos refletir e conscientizar sobre este bem precioso, essencial à nossa vida. A água é um elemento indispensável para a vida humana por isso precisamos tomar atitudes concretas como, por exemplo: Não jogar lixo nos rios, economizar água, evitar o desperdício. Gastar mais de 150 litros de água por dia por pessoa é jogar dinheiro fora e desperdiçar nossos recursos naturais. Assim como temos o direito de usufruir da água temos o dever de preservá-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós. Obrigado por comentar esta matéria.