Bem vindo ao nosso Blog!

Durante mais de um ano, estivemos presente no seu dia a dia postando aqui as matérias do informativo impresso.

A partir de 2012, não seguiremos com o blog devido a mudanças na equipe e outros fatores.

Mas você ainda pode relembrar as excelentes matérias já publicadas aqui.

A equipe do Informativo agradece a você que tem nos acompanhado por aqui. Que Nossa Senhora de Fátima abençoe sempre seu caminho.


terça-feira, 24 de maio de 2011

Caminho de Nhá Chica e Pe. Victor: um novo circuito turístico religioso

Matéria publicada na edição de maio/2011.


          Desde 2000, a Diocese da Campanha/MG envida esforços para a implantação de um circuito turístico religioso e agora por meio de um projeto elaborado pela consultora em patrimônio cultural e pesquisadora Profª. Cristina Souza Krauss Serrano, foi idealizado, apresentado, aprovado e agora oficializado o CIRCUITO TURÍSTICO RELIGIOSO: CAMINHO DE NHÁ CHICA E PADRE VICTOR.
          A expressão CIRCUITO TURÍSTICO, denomina no Brasil, um produto do setor turístico. Resultado da implementação de um planejamento integral num determinado recorte espacial para conhecer e apresentar de maneira eficaz o conjunto do patrimônio cultural (natural, urbanístico, arquitetônico, bens móveis, bens integrados, patrimônio documental e imaterial) dessas localidades, bem como do entorno, ligado ao roteiro traçado.
          O roteiro proposto para o circuito se apoia num percurso relacionado com os Servos de Deus, NHÁ CHICA e PE. VICTOR. Ele compreende 4 (quatro) localidades-referência: o Distrito do Rio das Mortes Pequeno, em São João del-Rei/MG, local do nascimento de Nhá Chica, se encaminhando para Baependi/MG, local da maior parte de sua vida e do seu falecimento, em seguida se deslocando para Campanha/MG, local do nascimento do Pe. Victor até alcançar Três Pontas/MG, cidade onde exerceu a maior parte do seu ministério e onde faleceu.
          É de se destacar que esse roteiro contempla as rotas peregrinas já consolidadas pelos romeiros que se dirigem às cidades de Baependi/MG e de Três Pontas/MG, além de estar inserido num contexto de outros circuitos turísticos como o da Estrada Real, do Lago de Furnas, das Águas Mineirais, da Trilha dos Inconfidentes, das Terras Altas da Mantiqueira, do Vale Verde e das Quedas D'Água.
          Todo o percurso será simbolizado por 20 (vinte) painéis que retratarão a Vida e a Obra da Venerável Serva de Deus Nhá Chica e do Servo de Deus Padre Victor, sinalizando as virtudes vivenciadas por eles - fé, esperança, caridade, castidade, obediência, fortaleza, prudência, temperança, justiça e humildade.
          O referido circuito surge no momento da definição da estrutura do novo Plano Nacional do Turismo (PNT 2011-2014), documento com diretrizes de crescimento do setor que deverá ser apresentado ao setor produtivo, entidades representativas de classe, secretarias e empresas públicas de turismo nos estados e municípios contendo os desafios a serem enfrentados e os resultados a serem conquistados. Destacando como prioridades: a criação de oportunidades de trabalho e geração de renda com foco nos beneficiados pelos programas sociais do governo federal, o aumento da entrada de divisas internacionais por meio do turismo, a ampliação dos números de brasileiros em viagens nacionais e o aumento da competitividade dos destinos turísticos.
            Está ai uma boa diga de viagem para as férias e uma boa oportunidade de aumentar o conhecimento sobre pessoas que fizeram a diferença em nossa região.

2 comentários:

  1. Muito interessante! Que ideia brilhante essa de juntar os caminhos dos dois futuros santos num circuito turístico religioso! Excelente! Que aumentem a divulgação, pois a região é belíssima e com atrativos que podem interessar a muitos públicos, além de se conhecer a vida e a obra da Venerável Nhá Chica e do Servo de Deus Padre Victor! Parabéns a todos os envolvidos no projeto! Wagner Mendes de Varginha

    ResponderExcluir
  2. Marcelo Fontes de Pouso Alegre comenta: Uma notícia importante como essa deveria estar em todos os sites, blogs de pelo menos todas as paróquias da Diocese de Campanha. Um circuito como esse, além do papel turístico, pode ser um instrumento de evangelização, de promoção da vida, da pessoa, de geração de emprego e renda. Salve SANTA NHÁ CHICA, MÃE DOS POBRES E SANTO PADRE VICTOR, PAI DOS POBRES!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós. Obrigado por comentar esta matéria.