Matéria publicada na edição de maio/2011.
“Nossa Vocação é a dos Anjos: presença de Deus, no Serviço à Vida, por Amor”.
A Congregação dos Santos Anjos, foi fundada por Madre Maria São Miguel Poux, a 15 de outubro de 1831, em Lons-le-Saunier, França. A mesma é de Direito Pontifício e surgiu como resposta a um apelo de Deus, reconhecido nas circunstâncias históricas do momento.
“A Espiritualidade das Irmãs dos Santos Anjos se inspira nos Anjos - Adoração, Louvor, Contemplação, Serviço – e nas virtudes de Humildade, Simplicidade e Zelo”.
Três são as características básicas da Espiritualidade:1) Profunda intimidade com Deus;
2) Amor intenso à Pessoa de Jesus Cristo;
3) Doação total de si mesma a Deus, na pessoa do outro.
Citamos, aqui, algumas frases, tiradas dos documentos “Plano Geral do Instituto, das Constituições e Diretório”, e que enriquecem a Espiritualidade da Congregação:
* Conhecer, louvar, adorar, amar as perfeições de Deus.
* Esta Congregação, tendo como objetivo a glória de Jesus Cristo(...) todos os seus membros devem olhá-lo como o Modelo e o Fim de todas as suas ações.
* Crescer no amor - grande dever (missão) das Irmãs dos Santos Anjos - Atiçar o fogo nos seus próprios corações e nos de suas alunas e de seus alunos.
MISSÃO
“A vida e a obra de Madre Maria São Miguel Poux se refletem, perfeitamente, nestas duas palavras – AMAR e SERVIR – que se tornaram a divisa de suas filhas.
Os cristãos formam, no mundo, uma só e única família – manifestação evidente de que a Igreja não tem fronteiras.
Altos e baixos estão presentes, através dos tempos, nas Igrejas locais. Ora florescentes, ora provadas, todas são participantes, na alegria e no sofrimento, da obra misteriosa do Ressuscitado.
Educar, cuidar da saúde, acolher, viver junto dos pobres..., é a MISSÃO que realizam, hoje, as filhas de Mère Poux, tendo como único objetivo “fazer viver o Cristo em todo coração”.”
Que através do exemplo de Madre Maria São Miguel e de suas filhas, possamos ser presença de Deus na vida de nossos irmãos, levando a evangelização até os confins do mundo.
Fonte: http://www.congregacaosantosanjos.com.br/