Bem vindo ao nosso Blog!

Durante mais de um ano, estivemos presente no seu dia a dia postando aqui as matérias do informativo impresso.

A partir de 2012, não seguiremos com o blog devido a mudanças na equipe e outros fatores.

Mas você ainda pode relembrar as excelentes matérias já publicadas aqui.

A equipe do Informativo agradece a você que tem nos acompanhado por aqui. Que Nossa Senhora de Fátima abençoe sempre seu caminho.


sábado, 24 de setembro de 2011

São Vicente de Paulo, a Congregação das Missões, a Companhia das Filhas da Caridade e as Confrarias da Caridade.

Matéria publicada no espaço ESPIRITUALIDADE da edição de setembro/2011.



Vicente de Paulo nasceu na cidade de Pouy, na França, aos 24 de abril de 1581. Filho de pobres camponeses, manifestou o desejo e gosto para o estudo. Entrou para o seminário e foi ordenado padre ainda bem novo, com apenas 19 anos de idade.
Em contato com os camponeses, conheceu o estado de abandono religioso e miséria em que viviam as populações do campo. Percebeu que os pobres tinham necessidades urgentes e que, para ser fiel a Cristo, era preciso servi-los. Começou, então, a pregar missões entre os pobres e a organizar diversas organizações de caridade.
Passando a residir em Paris e enfrentando uma época de guerra, confusão política, de grandes problemas sociais e de desorganização da Igreja, Pe. Vicente de Paulo passou a se dedicar inteiramente à evangelização e serviço dos pobres. Para este fim, fundou a Confraria da Caridade (1617), a Congregação da Missão (1625) e a Companhia das Filhas da Caridade (1633). De muitas maneiras e com criatividade, desenvolveu uma intensa ação caritativa e missionária, sempre contando com os padres e irmãos de sua Congregação, com as irmãs de Caridade e com muitos leigos e leigas generosos.
Entendia que o pobre é a imagem de Cristo desfigurado a quem devemos servir. E a Igreja deve estar a seu serviço. Por isso, atuou na reforma da Igreja, sobretudo muito colaborando na reforma do clero.
Há três idéias que são a coluna vertebral de toda a Espiritualidade vicentina: a identificação com a vontade de Deus, a união a Jesus Cristo que se revela nos pobres e a vivência afetiva e efetiva do grande amor de Deus pelos homens, especialmente pelos pobres.. Ele não foi um santo do etéreo, dos êxtases inflacionados e das vivências psicologicamente individualistas. Seu amor tinha fé, era cruz e entrega, tinha corpo e alma, mãos e rostos suados.
O padre Vicente de Paulo faleceu em 27 de setembro de 1660 com fama de santidade.
Foi canonizado em 1737 e declarado, pelo Papa, como patrono de todas as Obras de Caridade, em 1883.
Assim ele dizia: "Deveis muitas vezes pensar que vossa função principal e o que Deus vos pede, particularmente, é terdes um grande cuidado de servir os pobres, porque são nossos senhores. Oh!, sim, minhas irmãs, eles são nossos mestres...".
"Voltemos nossa mente e nosso coração para São Vicente de Paulo, homem de ação e oração, de organização e de imaginação, de comando e de humildade, homem de ontem e de hoje. Que aquele camponês das Landes, convertido pela graça de Deus em gênio da caridade, nos ajude a todos a pôr mais uma vez as mãos no arado – sem olhar para trás – para o único trabalho que importa, o anúncio da Boa Nova aos pobres..."
(João Paulo II)

sábado, 17 de setembro de 2011

Comunidade Barreiro

Matéria publicada no Espaço Pastoral da edição de setembro/2011.



A Capela Nossa Senhora Aparecida da Comunidade do Barreiro, mais ou menos foi construída em 1911, tendo cerca de 100 anos. Não sabemos exatamente quem foram os doadores do terreno da igreja, só sabemos que era uma capelinha bem pequena e depois foi reformada e ampliada.
            Primeiro foi coordenada pela igreja Matriz do Rosário e as missas eram celebradas durante a semana, nas sextas-feiras e eram realizadas uma vez no mês. Depois passou a ser coordenada pela Igreja Matriz do Divino Espírito Santo passando as missas a serem realizadas todo primeiro domingo de cada mês do que continua até hoje. A catequese é realizada todo sábado as 15:00 e logo depois da catequese é realizada a celebração da palavra. Temos também a novena de Natal e demais encontros relacionados a atividade da Capela  e da Comunidade.

sábado, 10 de setembro de 2011

Diocese de Fátima emite nota contra mensagens apocalípticas

Matéria publica do ESPAÇO DIOCESANO da edição de setembro/2011.



                   

          A diocese de Leiria-Fátima emitiu um “esclarecimento” sobre “mensagens de videntes e de pretensas aparições da Virgem Maria” que têm como objeto a previsão sobre um iminente “fim do mundo”.Quem pretende ter recebido uma visão a indicar o fim do mundo para breve ou indicando uma data está a inventar isso por sua cabeça e a mentir”, aponta o vigário geral da diocese em que está situado o maior santuário nacional, Pe. Jorge Guarda.
          A nota oficial foi publicada na página oficial da diocese de Leiria-Fátima, na Internet, e tem data de 19 de julho.
          Este responsável fala sobre grupos de oração “inspirados em diversas correntes de espiritualidade e de piedade, por vezes mariana e fatimita [relacionados com a mensagem de Fátima]” nos quais “circulam mensagens de videntes e de pretensas aparições da Virgem Maria”, com conteúdos “por vezes de teor apocalíptico a prever o fim do mundo”.
          Tais mensagens podem ler-se, “não merecem a adesão de cristãos com bom senso e reta formação na fé, pois contribuem mais para gerar medo e angústia nos corações de que para uma sadia prática da devoção religiosa e crescimento da vida espiritual”.
          A mensagem da diocese diz terem chegado ao bispo local, D. António Marto, “notícias de que, nalguns desses grupos, havia pessoas perturbadas por causa de mensagens amedrontadoras ou conselhos pouco sensatos para os comportamentos pessoais”.
          “Perante mensagens que anunciam o fim do mundo e castigos para breve, os fiéis católicos não se deixem amedrontar. Jesus exortou os seus discípulos a não terem medo”, aconselha o vigário geral.
          O Pe. Jorge Guarda deixa “recomendações para que os grupos de oração sejam saudáveis de relação com Deus e de sã devoção à Virgem Maria e as pessoas os possam frequentar com confiança”, pedindo aos seus promotores que “deem conhecimento deles aos respectivos párocos para que possam, assim, receber o seu acompanhamento espiritual e a sua ajuda fraterna”.
          “Para evitar deixar-se enganar, recomenda-se aos fiéis católicos que cuidem da sua própria formação na fé”, acrescenta o sacerdote, pedindo aos mesmos que tenham cuidado “quando se lhe pede dinheiro nos grupos de oração”.
          De acordo com o testemunho, reconhecido pela Igreja Católica, das crianças Francisco e Jacinta Marto (beatificadas por João Paulo II em 2000) e Lúcia dos Santos, conhecidas como os Pastorinhos de Fátima, ocorreram seis aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e imediações, uma a cada mês, entre maio e outubro de 1917.
          Nessas aparições, os videntes receberam o chamado “segredo”, divido em três partes, mas muitos movimentos e grupos têm falado, com insistência, num “quarto segredo”, relacionado com um cenário apocalíptico e o fim do mundo.
          Em 2007, de passagem por Portugal, o Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, recusou a existência de qualquer «quarta parte» do segredo de Fátima, reafirmando que o mesmo já foi completamente revelado.
          O cardeal italiano foi colaborador do cardeal Joseph Ratzinger, hoje Bento XVI, na Congregação para a Doutrina da Fé, tendo ambos trabalhado com o Papa João Paulo II na publicação da terceira parte do segredo, o que veio a acontecer em 2000.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

7 de Setembro:Brasil frente a Globalização

Matéria publicada no espaço CIDADANIA da edição de setembro/2011.



 Sete de Setembro é o dia que comemoramos a Independência do Brasil, ou seja, a data em que o Brasil se tornou oficialmente separado politicamente de Portugal. As causas que implicaram na separação começaram a eclodir ainda no século XVIII, com diversas revoltas internas acontecendo por conta de impostos cobrados por Portugal, além do fato de que no Norte, os EUA já se declaravam independentes. Atualmente, na data da comemoração, as Forças Armadas vão para as ruas em ordem, unidas em vistosos desfiles diante de uma platéia ilustre: presidente da República, governadores, as máximas autoridades do país. As professoras nas escolas distribuem tarefas e falam para os alunos que o Brasil é independente e que se trata da mais importante data cívica do ano. Mas será que podemos realmente dizer que o Brasil é independente?
A independência em 7 de Setembro de 1822 foi em relação a Portugal, passando o Brasil a ser um estado autônomo, mas à época, os interesses estrangeiros continuaram predominando, persistindo nos dias de hoje, pois no mundo globalizado que estamos vivendo, as relações econômicas, sociais, culturais, psicológica, de comunicação e política estão  interligadas. Os países mais desenvolvidos economicamente e que realizam a produção de capital e transferência de produção para outros países, ditam as regras do “jogo mundial”, onde os prejuízos recaem sobre os países onde a abrupta abertura da economia nacional gera destruição de ramos industriais tradicionais, liquidando locais de trabalho, em conseqüência da produção transferida, encolhendo a arrecadação de impostos, enquanto cresce o desemprego, gerando custos governamentais. Desse modo, o governo prefere economizar nos custos sociais, que recai sobre a classe baixa e gera redução do nível de provisão social e do nível de vida em geral. Os problemas econômicos perpassarão drasticamente para problemas sociais, que terão impacto na educação, segurança, violência e saúde dessa população prejudicada pelo Neoliberalismo.
Num país como o Brasil, onde há um grande abismo entre ricos e pobres, e a globalização se sustenta sob a égide da economia, a concentração de dinheiro enriquecendo poucos à custa da pobreza de muitos, gerando injustiça econômica, provocando marginalização e exclusão. Precisamos da competência de nossos chefes de estado, para implantar políticas públicas que defendam a massa atingida pelas desvantagens da globalização. 
Uma grande utopia para a sociedade atual seria orientar respostas a uma Globalização solidária e com justiça. Conforme afirmou o Papa João Paulo II, em sua mensagem de primeiro de janeiro de 1998 na Jornada Mundial de Oração pela Paz, os organismos internacionais deveriam promover o sentido de responsabilidade a respeito do bem comum, até que a sociedade se torne mais igualitária.
Contudo, nunca devemos perder de vista que o ser humano é o mais importante e que deve ser o fundamento de todo projeto social, pois existem necessidades humanas imprescindíveis que não podem ser satisfeitas pelo livre-mercado.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Fotos do 2º Retiro Paroquial das Santas Missões Populares











2º Retiro Paroquial das Santas Missões Populares da Paróquia Cristo Ressuscitado – Varginha


Foi realizado no dia 28 de agosto no auditório do Senai o 2º Retiro Paroquial das Santas Missões Populares da Paróquia Cristo Ressuscitado. Com muita animação e reflexões, mais de 100 missionários estiveram presente. Iniciou-se com o oficio divino e durante todo o dia foi conduzido por palestras, coreografias, danças e encenações. O nosso pároco Pe. José Antonio deu as boas vindas a todos e enfatizou na sua palestra a importância da convicção e da fidelidade missionária. Também estiveram presente o Pe. Eduardo, vigário da paróquia e, também o Pe. Adriano da Paróquia Nossa Srª. Guadalupe, articulador da área missionária 5, que também fez a palestra espiritualidade missionária. Todo o encontro foi conduzido pelos seminaristas, Ailton Marcos e José Ozório, que juntamente com os jovens e os grupos musicais proporcionaram uma grande animação. Durante o encontro fomos agraciados pelos missionários da Paróquia Divino Espírito Santo da cidade de Elói Mendes, e da Paróquia Santana que mostrou o trabalho da infância missionária. Houve um momento de avaliação e partilha das boas noticias, falhas e dificuldades nas SMP. Também foi colocado sobre as visitas que estão sendo realizadas nas comunidades através dos missionários do Dizimo, onde estão fazendo um levantamento das situações das famílias. O retiro encerrou-se com a celebração da unção dos missionários e uma caminhada até a igreja Nossa Srª. de Fátima, onde houve a celebração eucarística presidida pelo pároco Pe. José Antonio. Agradecemos o empenho e colaboração de todos para a realização desse evento. Que Maria, primeira missionária, aqui representada por Nossa Srª. de Fátima, esteja sempre presente na vida de cada um. Lembramos que a missão é permanente, devemos continuar sempre. Em outubro haverá o terceiro retiro diocesano das SMP, em Três Corações nos dias 15 e 16. Você missionário esteja presente, abraços, paz e bem!

Coordenação das SMP/CPP.
Paróquia Cristo Ressuscitado
Luiz Henrique




sábado, 3 de setembro de 2011

Espaço Celebrativo e Novas Mudanças VI

Matéria publicada no espaço FORMAÇÃO da edição de setembro/2011.


ESPAÇO CELEBRATIVO E NOVAS MUDANÇAS VI

Adentrando, um pouco mais nas esferas do espaço celebrativo, nosso olhar se volta para o Batistério e a Capela do Santíssimo.
O Batistério é o lugar do novo nascimento, porta de entrada para fazer parte do Corpo Místico de Cristo.
As primeiras comunidades cristãs usavam a água corrente de rios, lagos, praias do mar, fontes ou termas privadas para o batismo, como sinal da morte e do renascimento, do morrer simbólico e do início de uma vida nova, seja por imitação do batismo de Jesus no Jordão ou porque não dispunham de local próprio.
É muito mais tarde, lá pelo século VI, que um lugar para o batismo passa a ser previsto nas igrejas. Durante muito tempo, conhecemos o lugar do batismo localizado na entrada, numa capela lateral. É verdade que o local do batismo na entrada da igreja possui grande simbolismo, pois o batismo é a porta de entrada para fazer parte da assembléia dos cristãos.
Mas os documentos do Concílio Vaticano II chamam a atenção mais para a funcionalidade do Batistério do que para o simbolismo. E orientam a sua localização na frente da assembléia, facilitando a participação desta e cumprindo também uma função pedagógica, lembrando constantemente os compromissos assumidos pelo cristão a partir do seu batismo.
É bom que se pense numa pia batismal de tamanho suficiente para que o batismo aconteça por imersão, assim como por efusão. Hoje, cada vez mais, como os primeiros batistérios surgidos por volta do século VI, é preciso que se pense na imersão de adultos e crianças.
No batistério deve estar um pequeno e belo altar para os santos óleos com uma lamparina que se acenda ao menos durante as cerimônias e um belo castiçal para o círio pascal, de preferência do mesmo material do altar. O círio pascal pode estar no meio da pia, sobre a fonte a jorrar ou simplesmente pouco submerso como sugere o mistério do batismo. O círio pascal, símbolo do próprio Cristo, é o fogo novo, a nova luz, início da nova criação. Ele deve ser de cera, grande, acima de 1m de altura, diâmetro em torno de 0,10 cm. O adorno simples deve ser estritamente pascal. Recebe as “cinco chagas” em torno de uma cruz e o número de ano que se está a celebrar na forma de Z, ou seja, Zoé, vida em grego.

A capela do Santíssimo é o lugar das reservas eucarísticas e o espaço de adoração e oração pessoal. Eventualmente, pode servir de cripta para missas com menor número de fieis. Melhor não ter altar aí para celebração. Caso não possa haver capela do Santíssimo, é possível colocar um tabernáculo junto ao santuário, no lado oposto do ambão. Assim ficam bem visíveis os dois aspectos do Cristo: Palavra e Palavra Encarnada.
Historicamente falando, até os séculos XII e XIII, as hóstias consagradas eram conservadas na sacristia e serviam para a comunhão dos enfermos. A partir daí, o pão eucarístico adquire maior importância e passa a ser colocado num nicho na parede e fechado com uma portinha decorada. Foi assim que começou o sacrário que conhecemos hoje.
Depois do Concílio de Trento, as igrejas passam a ter uma capela do Santíssimo, onde se desenvolve o culto da adoração eucarística e a distribuição da comunhão. A partir do século XVI, a reserva eucarística ocupa um altar, logo passa a ocupar o altar-mor, e torna-se o lugar mais importante da igreja.
Hoje, a peça principal da igreja é o altar, a Mesa da Eucaristia, onde o pão é consagrado e repartido. A reserva eucarística deve ficar fora do presbitério, numa capela própria para oração individual e comunitária. Se for colocada no presbitério, nunca deve estar sobre um altar. Pode ficar na parede dos fundos ou deslocada lateralmente, como sacrário embutido na parede ou sobre uma coluna.
É muito mais forte o simbolismo do pão distribuído sobre o altar do que o pão acumulado e guardado no sacrário. Por isso não se deve dar ao sacrário maior destaque que à Mesa da Eucaristia.
O tabernáculo deve ser belo e simples, sólido e fixo no lugar. Deve ter fechadura e não deve ser transparente. Sua forma, estilo e material devem considerar as demais peças e formar com elas um conjunto. A chave do tabernáculo deve estar sempre guardada na sacristia.  Os adornos (desenhos, pinturas, ícones) devem remontar às suas razões de existir.
A lâmpada do Santíssimo é continuidade do fogo novo da Páscoa. É acesa na noite de Páscoa, no círio pascal e, simbolicamente, é apagada na desnudação do altar, na Quinata-Feira Santa. Deve ser material vivo, óleo, cera, parafina...
A lâmpada elétrica é permitida pelo direito canônico quando o local corre risco de incêndio, mas tornou-se regra pelo descaso, falta de vida e de oração.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A VIDA DOS SANTOS - SETEMBRO


29 de Setembro - Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael
Bendizei ao Senhor, mensageiros de Deus,
heróis poderosos que cumpris suas ordens,
sempre atentos à sua palavra. (Sl 102, 20)

 O mês de setembro tornou-se o mais festivo para os cristãos, pois a Igreja unificou a celebração dos três arcanjos mais famosos da história do catolicismo e das religiões - Miguel, Gabriel e Rafael - para o dia 29 de setembro, data em que se comemorava apenas o primeiro. Esses três arcanjos representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, o seleto grupo dos sete espíritos puros que atendem ao trono de Deus e são seus "mensageiros dos decretos divinos" aqui na terra. 
Miguel, que significa "ninguém é como Deus", ou "semelhança de Deus", é considerado o príncipe guardião e guerreiro, defensor do trono celeste e do Povo de Deus. Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. É citado três vezes na Sagrada Escritura, que narramos na sua página. O seu culto é um dos mais antigos da Igreja.
           
Gabriel significa "Deus é meu protetor" ou "homem de Deus". É o arcanjo anunciador, por excelência, das revelações de Deus e é, talvez, aquele que esteve perto de Jesus na agonia entre as oliveiras. Padroeiro da diplomacia, dos trabalhadores dos correios e dos operadores dos telefones, comumente está associado a uma trombeta, indicando que é aquele que transmite a Voz de Deus, o portador das notícias. Na sua página, descrevemos com detalhes as suas aparições citadas na Bíblia. Além da missão mais importante e jamais dada a uma criatura, que o Senhor confiou a ele: o anúncio da encarnação do Filho de Deus.
Rafael, cujo significado é "Deus te cura" ou "cura de Deus", teve a função de acompanhar o jovem Tobias, personagem central do livro Tobit, no Antigo Testamento, em sua viagem, como seu segurança e guia. Foi o único que habitou entre nós, passagem que pode ser lida na página dedicada a ele. Guardião da saúde e da cura física e espiritual, é considerado, também, o chefe da ordem das virtudes. É o padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes e, também, dos viajantes, soldados e escoteiros. 
A Igreja Católica considera esses três arcanjos poderosos intercessores dos eleitos ao trono do Altíssimo. Durante as atribulações do cotidiano, eles costumam aconselhar-nos e auxiliar, além, é claro, de levar as nossas orações ao Senhor, trazendo as mensagens da Providência Divina. Preste atenção, ouça e não deixe de rezar para eles.

 No mês de setembro, fazemos memória também a:

NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA
           Precisamente nove meses depois de comemorar a Imaculada Conceição da Virgem, a Igreja celebra a festividade do seu Nascimento. Assim se exprimiu o Padre Antônio Vieira sobre essa celebração:
 “ Quereis saber quão feliz, quão alto é e quão digno de ser festejado o Nascimento de Maria? Vede o para que nasceu. Nasceu para que dela nascesse Deus. (...) Perguntai aos enfermos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para senhora da Saúde; perguntai aos pobres, dirão que nasce para Senhora dos Remédios; perguntai aos desamparados, dirão que nasce para Senhora do Amparo; perguntai aos desconsolados, dirão que nasce para Senhora da Consolação; perguntai aos tristes, dirão que nasce para Senhora dos Prazeres; perguntai aos desesperados, dirão que nasce para Senhora da Esperança. Os cegos dirão que nasce para Senhora da Luz; os discordes, para Senhora da Paz; os desencaminhados, para Senhora da Guia; os cativos, para Senhora do Livramento; os cercados, para Senhora da Vitória. Dirão os pleiteantes que nasce para Senhora do Bom Despacho; os navegantes, para Senhora da Boa Viagem; os temerosos da sua fortuna, para Senhora do Bom Sucesso ; os desconfiados da vida, para Senhora da Boa Morte; os pecadores todos, para Senhora da Graça; e todos os seus devotos, para Senhora da Glória. E se todas estas vozes se unirem em uma só voz, dirão que nasce para ser Maria a Mãe de Jesus” (Sermão do Nascimento da Mãe de Deus).

3 de Setembro.
São Gregório Magno Papa - 540-604
Seu pontificado durou quatorze anos. Honrado com o título de doutor da Igreja, sua festa ocorre no dia em que foi consagrado papa.
 5 de Setembro.
Madre Teresa de Calcutá, Bem-aventurada - 1910-1997
Fundou a Congregação das Missionárias da Caridade
Em 2003, o papa João Paulo II beatificou madre Teresa de Calcutá, reconhecida mundialmente como a "Mãe dos Pobres". O sumo pontífice disse: "Segue viva em minha memória sua diminuta figura, dobrada por uma existência transcorrida a serviço dos mais pobres entre os mais pobres, porém sempre carregada de uma inesgotável energia interior: a energia do amor de Cristo".

15 de Setembro.
 Nossa Senhora das Dores
Trata-se de uma devoção muito antiga, na qual Nossa Senhora é venerada enquanto tenha sido traspassada, no alto do Calvário, por uma espada de dor, à vista da Paixão e Morte de seu Divino Filho.

19 de Setembro
São Januário ou Gennaro - + 305
 A ele é atribuído o "milagre do sangue de são Januário", São Januário é venerado desde o século V, mas sua confirmação canônica veio somente por meio do papa Sixto V em 1586.
 21 de Setembro.
 São Mateus, Apóstolo e Evangelista - séc. I
Morreu por ordem do rei Hitarco, sobrinho do rei Egipo, no altar da igreja em que celebrava o santo ofício da missa Suas relíquias estão em Salerno, na Itália.